O Atlético está cinco pontos atrás do G7 e cinco acima do Z4 do Campeonato Brasileiro. Mas afinal, qual a probabilidade de o clube se classificar à próxima Copa Libertadores ou ser rebaixado? O No Ataque traz, a seguir, os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com a derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR, nesse sábado (16/11), na Ligga Arena, em Curitiba, o Galo ‘estacionou’ na 10ª posição da Série A, com 42 pontos.
Diante deste cenário, a UFMG aponta que o time tem mínimas chances de terminar no G7 ou no Z4. As probabilidades são de 2,9% e 1,1%, respectivamente.
A projeção da Universidade é que o alvinegro termine a competição com vaga na Copa Sul-Americana de 2025. Isso tem 82,2% de possibilidade de ocorrer.
Probabilidades do Atlético no Brasileiro
- Classificação para a Libertadores: 2,9%
- Classificação para a Sul-Americana: 82,2%
- Rebaixamento: 1,1%
Cenário pode mudar
As contas do Atlético ainda podem mudar nesta temporada. A equipe só se preocupará com uma vaga na Libertadores via Brasileiro caso seja derrotada pelo Botafogo na final da Libertadores. Com isso, se abriria o G8 na Série A – cenário que não entra na conta atual da UFMG.
Além disso, o alvinegro ainda pode contar com uma ‘força’ do rival Cruzeiro, que está na sétima posição e briga pelo título da Sul-Americana com o Racing-ARG. A Raposa abriria o G9 na competição caso levante a taça diante dos argentinos e termine entre os oito primeiros.
Ou seja, o Atlético mira, na pior das hipóteses (vice da Libertadores) o G8 do Brasileiro. A equipe está a quatro pontos do Bahia, oitavo colocado neste momento.
No entanto, o alvinegro tem tido dificuldade para somar vitórias na Série A. Somando outras competições, o time não vence há sete jogos.
O próximo compromisso será contra o Botafogo, na quarta-feira, às 21h30, no Independência, pela 34ª rodada da competição.
A notícia Libertadores ou rebaixamento? UFMG calcula maior chance do Atlético no Brasileiro foi publicada primeiro no No Ataque por Samuel Resende