19/09/2024
19:03

Libertad foi primeiro time do exterior que o Cruzeiro enfrentou; conheça a história

Estádio Juscelino Kubitschek de Oliveira, antigo estádio do Cruzeiro, no Barro Preto, em Belo Horizonte (foto: Arquivo/Estado de Minas/EM/D.A Press)

Adversários nas quartas de final da Copa Sul-Americana, Cruzeiro e Libertad voltam a se enfrentar depois de 78 anos. Curiosamente, o duelo ocorrido no dia 3 de janeiro de 1946 foi o primeiro do clube celeste com uma equipe estrangeira na história.

O primeiro jogo entre Cruzeiro e Libertad foi disputado no antigo Estádio do Barro Preto – atual parque aquático do clube mineiro. Na ocasião, a Raposa comemorava 25 anos de fundação e convidou o time de Assunção, então atual campeão paraguaio, para um amistoso.

A partida terminou empatada por 2 a 2. Ismael e Braguinha deixaram o Cruzeiro em vantagem no amistoso. No entanto, Días, duas vezes, garantiu o empate para os visitantes (abaixo, veja a ficha do jogo).

Com o resultado em Belo Horizonte, o Libertad encerrou a excursão pelo Brasil, realizada entre dezembro de 1945 e janeiro de 1946, de forma invicta, segundo informações do Cruzeiropedia.

Primeiro jogo oficial entre Cruzeiro e Libertad

O mata-mata na Copa Sul-Americana de 2024 marca o primeiro encontro oficial entre Cruzeiro e Libertad. A partida de ida será nesta quinta-feira (19/9), no Defensores del Chaco, em Assunção.

O duelo de volta será na próxima quinta-feira (26/9), no Mineirão, em Belo Horizonte. O vencedor do confronto enfrenta Lanús ou Independiente Medellín na semifinal da Copa Sul-Americana. Na ida, argentinos e colombianos empataram por 1 a 1.

Cruzeiro 2 x 2 Libertad

  • Cruzeiro: Geraldo; Bibi, Bituca, Adelino e Hemetério; Juvenal, Nogueirinha, Selado e Levi (Orlando); Ismael, Braguinha. Técnico: Francisco Trindade.
  • Libertad: Vargas; Gonzalez, Vega, Cavillon e Leguizamon; Ocampo (Benitez), Salinas (Castillo), Esquivel (Días) e Arevallo (Espínola); Sosa (Patino) e Roa. Técnico: Teófilo Spínola.
  • Gols: Ismael, aos 27’ do 1ºT e Braguinha, aos 15’ do 2ºT (Cruzeiro); Días, aos 17’ e 30’ do 2ºT (Libertad)
  • Data: 3 de janeiro de 1946 (quinta-feira)
  • Motivo: amistoso
  • Local: Estádio do Barro Preto, em Belo Horizonte
  • Árbitro: Mario Ruben Heyon

Confira a matéria completa em: noataque.com.br