Acertado com o Cruzeiro, Leonardo Jardim comandou o Al Ain na derrota por 2 a 1 para o Al Rayyan, de virada, nesta segunda-feira (3/2), pela Champions League da Ásia. A partida pode ter sido o adeus do treinador português ao clube dos Emirados Árabes.
A derrota para a equipe do Catar deixou o Al Ain na vice-lanterna do Grupo B da Champions Asiática, na 11ª posição, com apenas dois pontos em sete jogos. Como somente os oito primeiros de cada chave se classificam para o mata-mata, a equipe está eliminada.
Já no Campeonato dos Emirados Árabes, o time de Leonardo Jardim está na quarta posição, com 23 pontos em 14 jogos.
Com o resultado, Leonardo Jardim amargou a quinta derrota em 14 jogos no comando do Al Ain. O treinador também venceu cinco e empatou quatro vezes pelo clube árabe.
Leonardo Jardim no Cruzeiro
Segundo a apurou No Ataque, Leonardo Jardim dará prosseguimento aos trâmites de transferência ao Cruzeiro após a partida desta segunda.
O técnico português tem um acordo verbal com o Cruzeiro e é aguardado em Belo Horizonte até o fim desta semana.
A negociação com o clube celeste prevê contrato longo, de pelo menos dois anos, conforme apuração do No Ataque.
Leonardo Jardim apareceu como opção para a Raposa depois da falta de acerto financeiro com Renato Gaúcho e com o também português Luís Castro, que foram os primeiros a serem procurados pelo Cruzeiro após a demissão de Fernando Diniz.
Trabalhos de Leonardo Jardim
Nascido em Barcelona, na Venezuela, Leonardo Jardim, de 50 anos, cresceu em Portugal e iniciou a carreira por lá. Entre 2003 e 2013 comandou Camacha, GD Chaves, Beira Mar, Braga e Sporting. Na temporada 2012/13, passou pelo Olympiacos, da Grécia. Depois, defendeu o Monaco, da França, por seis temporadas.
Nos três anos seguintes, comandou Al Hilal (Arábia Saudita), Al Ahli (Emirados Árabes Unidos) e Al-Rayyan (Catar).
Entre as principais conquistas no currículo de Jardim estão o Campeonato Francês (2016/17), a Liga da Arábia Saudita (2021/22), a Supertaça da Arábia Saudita (2021/22), a Copa da Grécia (2012/13), a Liga Grega (2012/13) e a Liga dos Campeões da AFC (2021).
Clubes e países no currículo de Leonardo Jardim
- Portugal – Camacha, GD Chaves, Beira Mar, Braga e Sporting
- Grécia – Olympiacos
- França – Monaco
- Arábia Saudita – Al Hilal
- Catar – Al Rayyan
- Emirados Árabes – Al Ahli e Al Ain