Técnico do Ceará, Léo Condé pode conquistar o segundo acesso consecutivo à Série A do Campeonato Brasileiro. Para isso, são dois cenários possíveis: triunfar na 38ª e última rodada da Segunda Divisão, contra o Guarani; ou torcer por tropeço do Sport diante do Santos.
Em 2023, Léo Condé comandou o Vitória no título da Série B com duas rodadas de antecedência. Em 38 jogos, venceu 22, empatou seis e perdeu 10. Neste ano, faturou a taça do Campeonato Baiano.
Apesar do retrospecto recente positivo, não permaneceu no cargo. Isso porque o desempenho na Primeira Divisão não convenceu. Em 14 de maio, após sequência de seis jogos sem triunfo, o Vitória comunicou a demissão do treinador.
Pouco mais de um mês depois, em 27 de junho, o Ceará foi ao mercado em busca de um substituto para Vagner Mancini e acertou a contratação de Condé. Em quase cinco meses, o comandante soma 22 partidas – 13 triunfos, dois empates e sete tropeços.
Próximo do segundo acesso consecutivo
O próximo jogo à frente do Vozão pode fazer com que Léo Condé conquiste o segundo acesso consecutivo. O Ceará depende apenas de si para subir. Portanto, garante vaga na Série A de 2025 se vencer o Guarani neste domingo (24/11), às 18h30, no Brinco de Ouro, em Campinas, pela 38ª rodada.
Caso some apenas um ponto ou nenhum, precisará torcer para que o Sport tenha o mesmo desempenho diante do Santos, no mesmo dia e horário, na Ilha do Retiro, em Recife.
Briga pelo G4
A briga por vagas no G4 cessará apenas na última rodada, já que quatro equipes ainda competem por três espaços. Apenas o Santos, líder e campeão, sabe em qual posição terminará o torneio nacional.
- Santos – 68 pontos, 20 vitórias
- Mirassol – 64 pontos, 18 vitórias
- Novorizontino – 64 pontos, 18 vitórias
- Ceará – 63 pontos, 19 vitórias
- Sport – 63 pontos, 18 vitórias
Enquanto isso, na parte debaixo da tabela, o Z4 já está definido. Ponte Preta, Ituano, Brusque e Guarani jogarão a Série C em 2025.
Duelos que definem a briga pelo G4
- Goiás x Novorizontino – 24/11 – 18h30 – Serrinha, Goiânia
- Mirassol x Chapecoense – 24/11 – 18h30 – Campos Maia, Mirassol
- Guarani x Ceará – 24/11 – 18h30 – Brinco de Ouro, Campinas
- Sport x Santos – 24/11 – 18h30 – Ilha do Retiro, Recife
Carreira de Léo Condé
Léo Condé iniciou a carreira como treinador no América, em 2005. Em Minas Gerais, também passou por Ipatinga, Tupi e Caldense – pela qual foi vice-campeão estadual em 2015.
Fora do estado, além de Vitória e Ceará, dirigiu Nova Iguaçu, Sampaio Corrêa, Bragantino, Goiás, CRB, Botafogo-SP, Paysandu, São Bento e Grêmio Novorizontino.
A notícia Léo Condé pode conquistar segundo acesso consecutivo à Série A foi publicada primeiro no No Ataque por Sofia Cunha