25/09/2024
07:26

Jovens terão espaço com Diniz no Cruzeiro? Treinador analisará base < No Ataque

Jovens da base comemoram gol (foto: Gustavo Martins/Cruzeiro)

Uma das críticas feitas pelos torcedores do Cruzeiro a Fernando Seabra antes da demissão do cargo de treinador, nessa segunda-feira (23/9), foi quanto à baixa utilização dos jovens no time profissional. Porém, esse é um ponto que Fernando Diniz, novo treinador celeste, avaliará nos próximos dias de atividade na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.

Em entrevista de apresentação nessa terça-feira (24/9), Diniz afirmou que gosta de trabalhar com jovens e avaliará com atenção o desempenho dos atletas antes de dar oportunidade às promessas da base. O treinador disse que ainda não conhece com profundidade as peças que tem à disposição nas categorias inferiores. 

“Eu sou um tipo de treinador que sempre olho para a base, é uma cadência muito particular minha. O jogador de base, a gente não precisa queimar é só olhar e ficar atento, oferecer um ambiente facilitador que eles acabam acontecendo”, iniciou.

Diniz citou o trabalho desenvolvido no São Paulo ao longo do Campeonato Brasileiro de 2020 para exemplificar a afirmativa. Na ocasião, a equipe tricolor tinha um ataque formado por três garotos: Igor Gomes, Gabriel Sara e Brenner. 

“Se vocês lembrarem o time do São Paulo, que eu trabalhei e chegou perto de ser campeão brasileiro, o ataque era formado por três garotos. Naquela época, o Igor Gomes tinha 20 anos, o Gabriel tinha 21 e o Brenner acho que tinha 19. Mas aquele era um time específico do São Paulo que tinha jogadores daquela qualidade para jogar naquele momento. Às vezes, você está num time que não tem jogadores para você lançar”, pontuou.

Diniz analisará base do Cruzeiro 

O novo comandante estrelado também afirmou que ainda não conhece a base do Cruzeiro com profundidade, mas fará uma avaliação mais minuciosa durante os treinamentos. Caso algum jogador se destaque, Diniz dará uma atenção especial no time. 

“Aqui (no Cruzeiro) eu vou olhar, não conheço a base com profundidade, mas vou estar aqui olhando. Quando a gente consegue promover um jogador da base é bom para todo mundo. Um cara jovem que sobe e consegue performar, a tendência é ele ir melhorando com o tempo e vai render para o time e depois dinheiro para o clube”, disse. 

“Esse olhar carinhoso com a base eu sempre tenho. Se a gente abrir as possibilidades e aparecer alguém com certeza terá oportunidade”, finalizou. 

Jovens destaques

Os principais destaques da base do Cruzeiro são os atacantes Tevis e Kaique Kenji, que juntos já marcaram 47 gols e 30 assistências em 2024. Assim como os homens de frente, o lateral-direito Dorival e o meia Jhosefer foram promovidos à equipe profissional ainda sob o comando de Seabra, mas ainda não receberam oportunidades. 

Kenji, no entanto, sofreu uma lesão na coxa e está entregue ao departamento médico há quase 15 dias. Devido à contusão, o atacante ficou de fora do empate por 2 a 2 com o Palmeiras, no Independência, em BH, na última sexta-feira (20/9), pelo jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br