(foto: Rafael Ribeiro/CBF)
O Brasil fez uma campanha de recuperação no Campeonato Sul-Americano Sub-20 que terminou com todos os objetivos alcançados. Foi campeão do torneio, disputado na Venezuela, e garantiu vaga no Mundial da categoria – que será disputado entre 27 de setembro e 19 de outubro deste ano, no Chile.
No grupo de campeões sul-americanos Sub-20 com o Brasil em 2025 estão três jogadores que atuam em times de Minas Gerais. São dois representantes do Atlético e um do Cruzeiro.
Pelo lado do Galo, estiveram no grupo comandado por Ramon Menezes o atacante Alisson e o goleiro Robert. Do alvinegro também é o preparador físico Ricardo Seguins, que integrou a comissão técnica.
Alisson, de 19 anos, já faz parte do grupo profissional atleticano. Natural de Cachoeirinha-RS, ele foi convidado a fazer testes na base alvinegra em 2019. Estreou pelo profissional em 8 de julho de 2023, com 17 anos, e deixou boa impressão. Fez o primeiro gol pela equipe principal no jogo entre Galo e Tombense, pelo Campeonato Mineiro 2024, com um chute cruzado de fora da área.
É o jogador mais jovem a disputar uma partida de Copa Libertadores com a camisa preto e branca. Com 18 anos, 6 meses e 13 dias, foi escalado pelo técnico Gabriel Milito para ser titular contra o Caracas, na Venezuela, em 4 de abril do ano passado.
Já o goleiro Robert, de 21 anos, ainda não teve oportunidade no profissional. Paulista de São Bernardo do Campo, o jogador, de 1,91m, iniciou a campanha do Brasil no Sul-Americano como titular, mas pecou pela irregularidade e acabou sacado por Ramon Menezes, dando lugar a Felipe Longo, do Corinthians.
Robert atuou na goleada sofrida para a Argentina (6 a 0) e nas vitórias sobre Bolívia (2 a 1) e Equador (3 a 2), pela primeira fase. No último jogo, contra o Chile, recebeu o cartão vermelho, mesmo na reserva, por participar de confusão ao fim da partida.
Da Raposa, por sua vez, integrou o grupo campeão o também goleiro Otávio, também de 19 anos. Com 1,92m, ele é apontado como uma das grandes promessas da equipe celeste.
Nascido em Perdigão – cidade localizada no Alto São Fancisco, a 150 km de Belo Horizonte -, ele iniciou a trajetória na Toca da Raposa em 2016. Em 2024, foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior e deve compor o profissional neste ano.
Reação do Brasil no Sul-Americano Sub-20
A reação do Brasil no Sul-Americano Sub-20 pode ser medida por números.
Nos quatro jogos da primeira fase, a Seleção Brasileira sofreu 10 gols, sendo seis só na estreia, contra a Argentina. Já nos cinco confrontos do hexagonal final, o time foi vazado apenas duas vezes.
O Brasil entrou na última rodada da competição, domingo (16/2), empatado com a Argentina em número de pontos (10), mas melhor saldo de gols (4 a 3).
Fez seu papel, goleando o Chile, por 3 a 0, e contou com derrota dos argentinos para o Paraguai, por 3 a 2.
Assim, no hexagonal final, o Brasil somou 13 pontos, três a mais que a Argentina, e ficou com a taça.
Campeões sul-americanos Sub-20 de 2025
- Goleiros: Felipe Longo (Corinthians), Otávio (Cruzeiro) e Robert (Atlético)
- Laterais: Igor Serrote (Grêmio), Pedro Lima (Wolverhampton-ING), José Guilherme (Grêmio) e Leandrinho (Vasco)
- Zagueiros: Anthony (Goiás), Bordon (Lazio-ITA), Iago (Flamengo) e Jair Paula (Santos)
- Meio-campistas: Bidon (Corinthians), Gabriel Carvalho (Internacional), Kauan Rodrigues (Fortaleza) e Moscardo (Stade de Reims-FRA)
- Atacantes: Alisson (Atlético), Deivid Washington (Chelsea-ING), Gustavo Prado (Internacional), Nathan Fernandes (Grêmio), Pedrinho (Zenit-RUS), Rayan (Vasco), Ricardo Mathias (Internacional) e Wesley (Al-Nassr-SAU)