Multicampeão nas categorias de base do Palmeiras, o volante Patrick Silva, de 20 anos, foi a segunda contratação do Atlético para 2025. Mas quais são as principais características do atleta? O No Ataque conversou com João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Verdão, e Paulo Victor Gomes, ex-treinador do sub-20 do clube paulista, para apresentar o jogador aos torcedores alvinegros.
Natural de Juiz de Fora, Patrick teve trajetória movimentada durante a formação. Ele passou por Volta Redonda, Cruzeiro e Ferroviária antes de chegar ao Palmeiras, em julho de 2022.
Depois de conquistar dois Campeonatos Brasileiros sub-20 (2022 e 2024), uma Copa do Brasil sub-20 (2022), uma Copa São Paulo de Futebol Júnior (2023) e um Campeonato Paulista sub-20 (2023) pelo Verdão, o volante teve transferência definitiva concretizada para o Atlético. Ele foi envolvido nas negociações do Palmeiras para contratar o atacante Paulinho, destaque do Galo nas últimas duas temporadas.
“Patrick é um jogador raro”, define coordenador do Palmeiras
Em contato com o No Ataque, João Paulo Sampaio não poupou elogios a Patrick. O coordenador das categorias de base do Palmeiras destacou as valências físicas do volante e mencionou propostas recusadas pelo Verdão.
“Patrick é um jogador acho que raro. A intensidade que ele dá… Bate 13 km, 12 km todo jogo. Ambidestro, mas mais canhoto. É um box to box (jogador que vai de área à área), chega na área o tempo todo, pé na bola. 1,87m. Um jogador muito comercial. Agora é pegar o timing do jogo do profissional, que é diferente do da base. Na base ele já estava sobrando“, analisou.
“Teve várias propostas aí. Grupo City, o grupo do Monaco-FRA, de vários. Do Red Bull também. Mas a gente foi segurando. Agora, é pegar o timing do profissional, minutagem e evoluir. Mas capacidade tem demais”, prosseguiu.
Sampaio também valorizou a conduta extracampo de Patrick. Na concepção do executivo, o comportamento do jogador o credencia a brilhar no futebol profissional.
“Fora de campo, virou um líder. Chegou um pouco mais tímido mas depois começou a se soltar, a ser um exemplo para os meninos da idade dele, porque trabalha muito, treina muito e é muito sério no trabalho. Então, o Patrick com certeza a gente espera que dê certo, porque tem todas as valências técnicas, físicas e de comportamento que podem fazer dele um grande jogador no futuro”, concluiu.
“É um privilegiado”, avalia ex-treinador de Patrick
Paulo Victor Gomes foi o comandante de quatro das cinco conquistas de Patrick no sub-20 do Palmeiras. Hoje auxiliar-técnico do brasileiro André Jardine no América-MEX, o profissional também exaltou as valências físicas do volante.
“Patrick é um menino que chegou para a gente em 2022, vindo da Ferroviária. Um jogador com uma capacidade física muito interessante. Um jogador longilíneo. Um camisa 8 box to box, que tem uma facilidade muito grande de percorrer grandes distâncias dentro de campo. As valências físicas são muito grandes. Ele é um privilegiado nessa parte”, frisou ao No Ataque.
Gomes corroborou com as falas de João Paulo Sampaio e também apostou em um “futuro brilhante” para Patrick como profissional. “Um jogador que ajuda muito a equipe, um team player (jogador de grupo). Trabalha muito bem para a equipe. E eu não tenho dúvida que vai se desenvolver ainda mais na carreira e tem um futuro brilhante pela frente. Extracampo também: é um menino de cabeça muito boa, muito trabalhador e dedicado no dia a dia. Esse é o resumo do Patrick”, concluiu.
Patrick no Atlético
A pouco mais de dois meses de completar 21 anos, Patrick chega ao Atlético, a princípio, para compor o elenco profissional integrado por Cuca. A expectativa, de toda forma, é de que o jogador seja utilizado nas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro junto a outros jovens do clube, já que o time principal fará pré-temporada nos Estados Unidos.
No Galo, Patrick enfrentará as concorrências de Otávio, Fausto Vera, Alan Franco e Paulo Vitor. Outro nome do setor é o jovem Vitinho, de 20 anos, que deve ser relacionado mais vezes em 2025. Battaglia e Zaracho também podem atuar na função.
Patrick assinou contrato com o Atlético até dezembro de 2028. O atleta deve ter as primeiras chances como jogador profissional com a camisa preta e branca.
A notícia ‘Jogador raro, na base estava sobrando’: conheça Patrick, reforço do Atlético foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas