Sebastián Muñoz não conseguiu segurar. Durante pausa para atendimento médico a atleta adversário, no segundo tempo de partida do Atlético Awajún contra o Cantorcillo, nesse sábado (19/8), pela primeira fase da Etapa Departamental da Copa Peru, equivalente à Terceira Divisão do país, o jogador foi até a beirada do campo e urinou em direção o alambrado.
Muñoz pensou que ninguém o perceberia. Mas a estratégia não deu certo – ele foi flagrado pelos jogadores adversários, que alertaram o árbitro da partida. O juiz, então, foi em direção ao atleta e o expulsou.
Sebastián argumentou que, apesar de estar no gramado, ele se encontrava fora das quatro linhas, ou seja, fora da área de jogo, por isso não poderia ser punido. A justificativa, no entanto, não colou, e o árbitro manteve a expulsão.
O jogo
Mesmo com um a menos, o Atlético Awajún conseguiu segurar o empate por 0 a 0 fora de casa com o Cantorcillo.
A Etapa Departamental da Copa Peru é a penúltima das quatro etapas da competição, que é uma das maiores e democráticas do mundo, pois permite a inscrição de equipes amadoras e, no início, chega a ter mais de 20 mil times.
O torneio é longo e divide o país em oito regiões. A etapa inicial é a Distrital, disputada em cada um dos distritos do país, a segunda é a Provincial, a terceira é a Departamental e a última é a Nacional, que conta com 50 times e seis fases. Ao final, duas equipes conquistam vaga na Segunda Divisão e se enfrentam para definir o campeão.