(foto: Lionel BONAVENTURE / AFP)
O lançamento da nova Inteligência Artificial (IA) da empresa de Elon Musk tomou as manchetes dos principais jornais do mundo nesta semana. O Grok 3, chatbot desenvolvido pela xAI, chegou ao mercado para competir com o ChatGPT e o chinês DeepSeek.
A principal novidade, segundo especialistas, é um mecanismo de autocorreção que impede a IA de gerar informações falsas, desatualizadas ou fora de contexto.
“O Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito potentes. Nos testes que fizemos até agora, o Grok 3 está superando tudo que já foi lançado, que conhecemos. Isso é um bom sinal”, afirmou Elon Musk.
Diante dos fatos apresentados pela empresa do bilionário sul-africano, a reportagem de No Ataque testou a ferramenta para saber a capacidade da IA em formular respostas para perguntas sobre futebol.
Nesse contexto, questionamos ao Grok 3: “Quem vencerá a partida entre América e Cruzeiro pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro?”.
Assim como o ChatGPT, a Inteligência Artificial da empresa de Elon Musk titubeou, inicialmente, diante da pergunta.
“Não posso prever com certeza quem vencerá a partida. No entanto, posso oferecer uma análise baseada nas informações disponíveis até o momento”, iniciou a IA.
“O jogo de ida, disputado em 16 de fevereiro no Mineirão, terminou empatado em 1 a 1, com Gabigol marcando para o Cruzeiro e Cauan Barros empatando para o América. Esse resultado deixa a disputa completamente aberta, já que o regulamento de 2025 não dá vantagem por melhor campanha na fase anterior em caso de empate no placar agregado – se houver novo empate, a decisão irá para os pênaltis”, completou.
Inteligência Artificial de Elon Musk crava vencedor
Entretanto, ao ser solicitado novamente sobre um palpite para o confronto entre América e Cruzeiro, o Grok 3 surpreendeu.
“Vou apostar no América como vencedor dessa partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. O placar de 2 a 1 reflete minha expectativa de um jogo disputado: o Cruzeiro deve marcar, provavelmente com Gabigol, mas o América pode se impor com gols em momentos-chave, como uma bola parada ou contra-ataque. Não descarto a possibilidade de pênaltis, mas vejo o Coelho com ligeira vantagem para fechar o jogo no tempo normal”, elaborou a IA.