14/10/2024
08:25

Inspiração para Matheus Pereira? 8 ex-jogadores do Cruzeiro importantes na Seleção < No Ataque

Matheus Pereira, jogador do Cruzeiro (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)

Matheus Pereira é o único representante do Cruzeiro na atual convocação da Seleção Brasileira. O meia-atacante de 28 anos acaba de ser convocado pela primeira vez na carreira. Ao longo da história, vários jogadores tiveram sucesso com a camisa do Brasil enquanto defendiam a Raposa. Alguns deles, inclusive, podem servir de inspiração para o camisa 10.

O técnico Dorival Júnior chamou Pereira para suprir a ausência do meio-campista Lucas Paquetá, do West Ham, que está suspenso.

Brasil e Peru se enfrentam nesta terça-feira (15/10), a partir das 21h45, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Tostão

Tostão é lembrado até os dias atuais por seus feitos no Cruzeiro e na Seleção. Em 1966, meia-atacante se tornou o primeiro jogador mineiro a disputar um Mundial, aos 19 anos. Depois, o astro celeste foi artilheiro das Eliminatórias para a Copa de 1970 e um dos destaques da campanha do tricampeonato mundial.

Wilson Piazza

Outro ídolo do Cruzeiro titular nesse título foi o volante Wilson Piazza, que foi improvisado e atuou como titular na zaga. O meio-campista também participou do Mundial de 1974, em que usou até a braçadeira de capitão.

Fontana

Fontana não estava entre os grandes nomes do Brasil em 1970, mas participou de duas partidas da campanha. O zagueiro foi titular na vitória por 3 a 2 sobre a Romênia, na primeira fase.

Nelinho

Lateral-direito mais consagrado da história do Cruzeiro, Nelinho teve carreira ampla na Seleção. O ala participou como titular das Copas do Mundo de 1974 e 1978 e da Copa América de 1975. Mesmo em uma geração abastada de craques, o defensor não conseguiu ser campeão com a amarelinha.

Edílson

Apesar de ser mais associado a Corinthians, Palmeiras e até mesmo Flamengo, Edílson disputou a Copa do Mundo de 2002 como jogador do Cruzeiro. O atacante participou de quatro jogos da campanha, sendo titular contra Costa Rica, na primeira fase (5 a 2), e Turquia, na semifinal (1 a 0). Ele contribuiu com uma assistência.

Maicon

Considerado um dos maiores laterais-direitos do século 21, Maicon deu os primeiros passos nas categorias de base do Cruzeiro. Em 2004, quando ainda era um jovem em ascensão, o ala foi campeão da Copa América como titular. O camisa 13 começou o torneio no banco de reservas, mas ganhou a vaga entre os 11 iniciais ainda na fase de grupos.

Cris

Quem também participou dessa conquista na Copa América foi o zagueiro Cris. O ídolo celeste foi titular no triunfo por 2 a 1 sobre o Paraguai, na primeira fase, e entrou em campo no fim do segundo tempo do empate por 2 a 2 com a Argentina, na final. A Seleção foi campeã após bater a Albiceleste por 4 a 2 nos pênaltis.

Gilberto

O último jogador do Cruzeiro a atuar pela Seleção em uma Copa do Mundo foi Gilberto. Ele foi um dos dois laterais-esquerdos convocados pelo técnico Dunga para o Mundial de 2010. No torneio, atuou na vitória por 3 a 0 sobre o Chile, na fase de grupos, e na derrota por 2 a 1 para a Holanda, nas quartas de final.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br