Enviado especial a Paris – Um amontoado de gente mira, com olhares curiosos, o outro lado do Rio Sena na tarde desta segunda-feira (22/7). A 300 metros dali, dançarinos ensaiam a coreografia que vão apresentar ao mundo na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 dali a quatro dias. O No Ataque e o Estado de Minas flagraram este momento com o auxílio de torcedores, um spoiler do tão aguardado evento.
A expectativa pela Cerimônia de Abertura cresce dia após dia na capital francesa e se mistura à desconfiança. Afinal de contas, será pela primeira vez realizada em um ambiente aberto e não em um estádio. Quase 100 barcos transportarão cerca de 10.500 atletas ao longo do Sena.
A maior preocupação das autoridades locais é a segurança. Por isso, as ruas que rodeiam o Sena estão com acesso limitado a credenciados, a moradores e trabalhadores locais. A polícia francesa controla a entrada e saída de pessoas.
Espera-se que até 600 mil pessoas possam, de alguma maneira, acompanhar in loco o evento. O comitê organizador local disponibilizou 222 mil ingressos gratuitos para quem quiser assistir ao desfile nas margens superiores do Sena.
Outras 104 mil entradas foram comercializadas para o cais inferior. Além, é claro, dos demais espectadores que poderão se espalhar ao longo do trajeto.
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris está marcada para esta sexta-feira (26/7), às 14h30 (horário de Brasília, às 19h30 no horário local).
O que vimos do ensaio?
Do alto de um “terraço” instalado na “fan fest” no Hôtel de Ville (Prefeitura de Paris), foi possível acompanhar trechos do ensaio de dançarinos e bombeiros para a Cerimônia de Abertura. Na prática, não passou de um evento para aumentar a expectativa para o grande momento.
Pouco se viu da coreografia. Empolgados, os dançarinos ensaiaram alguns passos em um palco com água do lado oposto às arquibancadas da Quai de la Corse, nas proximidades da Catedral de Notre-Dame. A metros dali, bombeiros subiam e desciam escadas, em movimento sincronizado que simula os resgates.
“Talvez eles voltem amanhã (terça-feira)”, confidenciou um oficial, que preferiu não ser identificado.
Coreógrafa da cerimônia, Maud de Pladec afirmou que todas as pontes ao longo do trajeto terão danças. São 400 dançarinos envolvidos no evento, que conta com 3 mil artistas. O diretor artístico responsável é o francês Thomas Jolly, ator e diretor de teatro.
Protesto ameaça Cerimônia
Antes da coreografia, contudo, dezenas de dançarinos protestaram contra a Paname 24, empresa responsável pelas cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris 2024. Quando a música começou a tocar, eles ergueram o punho direito, em gesto para exigir tratamento igualitário entre os artistas atuantes no evento.
O protesto pode ser uma prévia do aviso de greve que a CGT Spectacle, espécie de sindicato de artistas da França, emitiu para 26 de julho, dia da Cerimônia. O grupo cobra melhores pagamentos a “de 250 a 300 bailarinos” que recebem valores inferiores em comparação com outros artistas envolvidos no evento.
Lady Gaga na Abertura?
Nesta segunda-feira, começaram a circular notícias sobre a possível participação da artista estadunidense Lady Gaga na Cerimônia de Abertura.
A cantora pop foi filmada por fãs em Paris. Não há confirmação oficial sobre a possibilidade de ela efetivamente estar no evento desta sexta.