(foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press – 24/06/2004 )
Multicampeão pelo Cruzeiro, o ex-zagueiro Cris é atualmente técnico do Châteauroux, time da terceira divisão da França. Nos últimos dias, ele se envolveu em uma polêmica no clube europeu.
Durante discurso na palestra pré-jogo, Cris fez comentários sexistas. As falas do treinador foram gravadas e divulgadas pelo próprio clube nas redes sociais, causando repercussão negativa entre torcedores, imprensa e na própria Federação Francesa de Futebol (FFF).
“Hoje quando você vai à boate conhecer uma garota, você olha para a garota e quer transar com ela, flertar com ela, conversar com ela. E é isso hoje. Temos que olhar na cara para ferrá-los. Entre nós, temos que f*** com eles hoje. O pênis deve estar assim. Te digo, mas o pênis deve estar assim”, disse Cris, que nas frases finais fez gestos de ereção com o braço, como mostra o vídeo abaixo:
Cris chegou a ser ameaçado de punição pelas palavras. Após se desculpar pelos comentários, ele foi absolvido pelo conselho de ética da FFF. Nessa quarta-feira (19), o Châteauroux se posicionou por meio de nota oficial.
“Reconheço que meus comentários foram inapropriados. Minha intenção era motivar meus jogadores, mas percebo que a linguagem utilizada foi inapropriada e não reflete os valores de respeito que defendo. “
Cris, técnico e ex-zagueiro do Cruzeiro
“O clube lamenta os comentários feitos por seu técnico em um ambiente privado, mas deseja expressar seu apoio ao treinador, pois tais comentários não refletem os valores humanos e profissionais de Cris (…) La Berrichonne de Châteauroux e seu presidente Benjamin Gufflet gostariam de reiterar seu compromisso de respeitar a todos, especialmente as mulheres”, pontuou o time francês.
Cris é ídolo do Cruzeiro
Revelado pelo Corinthians em 1995, Cris chegou ao Cruzeiro em 1999. Em Belo Horizonte, permaneceu até 2004 – tendo sido emprestado ao Bayer Leverkusen no começo de 2003 – e conquistou diversos títulos.
Ao todo, o ex-zagueiro disputou 243 jogos e marcou 24 gols pela Raposa. Ele levantou as taças do Campeonato Mineiro (2003 e 2004), Copa Sul-Minas (2001 e 2002), Copa Centro-Oeste (1999), Recopa Sul-Americana (1998 – disputada em 99), Copa do Brasil (2000 e 2003) e Campeonato Brasileiro (2003)