O confronto entre Fluminense e Atlético, nesta quarta-feira (18/9), às 19h, terá grandes estrelas no gramado do Maracanã, no Rio de Janeiro. Os elencos das equipes que estão nas quartas de final da Copa Libertadores contam com oito jogadores de Copa do Mundo.
São quatro do tricolor e outros quatro do alvinegro. Metade fez parte do mesmo grupo da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 2014: casos do zagueiro Thiago Silva e do lateral-esquerdo Marcelo, pelo lado dos mandantes, e do meia Bernard e do atacante Hulk, dos visitantes.
A lembrança daquele ano, no entanto, não é positiva. O Brasil levou a maior goleada de sua história com a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal, no Mineirão.
Outros dois jogadores do Fluminense participaram de eliminações dolorosas da Canarinho. Em 2010, Felipe Melo, que ainda jogava como volante, foi expulso aos 28 minutos do segundo tempo, quando o time brasileiro já perdia por 2 a 1 para a Holanda, nas quartas de final.
Também nesta fase, Renato Augusto não conseguiu evitar a eliminação da Seleção para a Bélgica em 2018. O meia quase marcou no segundo tempo, mas o jogo terminou com vitória dos belgas por 2 a 1.
Naquele ano, Thiago e Marcelo também estavam presentes. O zagueiro foi o único entre os oito que disputou as últimas quatro Copas do Mundo, tendo sido titular absoluto do Brasil também em 2022, que terminou com derrota para a Croácia nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo regular, nas quartas de final. Ele só foi reserva em 2010, quando a dupla de zag foi formada por Lúcio e Juan.
Ele deverá ser opção para o técnico Mano Menezes no banco de reservas, assim como Felipe Melo. Os outros quatro brasileiros citados deverão ser titulares de Fluminense e Atlético.
Gringos na Copa do Mundo
Outros dois estrangeiros do Atlético também disputaram a Copa do Mundo. São eles o volante Alan Franco, em 2022, e o atacante Eduardo Vargas, em 2014.
O primeiro foi titular em dois jogos na campanha do Equador que teve fim ainda na fase de grupos. Já o segundo marcou um gol e iniciou as quatro partidas do Chile, eliminado pelo Brasil naquela edição.
Vargas, no entanto, não estará à disposição nesta quarta-feira. O jogador se recupera de uma lesão na panturrilha esquerda e não viajou para o Rio de Janeiro.
Jogadores de Fluminense e Atlético que disputaram Copa do Mundo
Fluminense
Thiago Silva – Brasil (2010, 2014, 2018 e 2022)
Felipe Melo – Brasil (2010)
Marcelo – Brasil (2014 e 2018)
Renato Augusto – Brasil (2018)
Atlético
Alan Franco – Equador (2022)
Bernard – Brasil (2014)
Eduardo Vargas – Chile (2014)
Hulk – Brasil (2014)
A notícia Fluminense x Atlético terá oito jogadores que disputaram Copa do Mundo; veja lista foi publicada primeiro no No Ataque por Samuel Resende.