Pela primeira vez com o time que pode ser considerado titular no Campeonato Carioca, o Fluminense visitou a Portuguesa no Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, nesta quinta-feira, 23/1, em jogo válido pela quarta rodada do Estadual. E venceu bem: 3 a 1.
A Lusa foi agressiva e finalizou muito, principalmente no primeiro tempo. Mas o Tricolor foi eficaz, principalmente com Cano, que fez dois gols. O outro tento, o primeiro do jogo, foi de Keno. Romarinho descontou para a Portuguesa.
Enquanto a Lusa permanece com seis pontos, mas no G4 (zona de classificação às semifinais), o Fluminense, com esta que foi a sua primeira vitória na competição, pula para cinco pontos, em sexto lugar, fazendo a festa dos mais de 2,5 mil torcedores presentes no jogo.
Fluminense na frente
Apesar do susto logo aos dois minutos, quando Lucas Mota chutou de fora da área e obrigou Fábio a fazer uma grande defesa, o Fluminense tomou as rédeas da partida nos primeiros minutos. Chegou ao gol aos 10, quando Serna recebeu na ponta direita, na linha de fundo, e rolou para o chute certeiro de Keno.
A Portuguesa se lançava ao ataque, mas o time estava muito mal na marcação pela esquerda da defesa. Aos 32, Thomás Kaick, que havia atrasado mal uma bola e cochilado no primeiro gol, cometeu pênalti infantil em Samuel Xavier. Cano cobrou e marcou.
Cinco minutos depois, a Lusa voltou para o jogo quando Lohan deu um passe de peito para Joazinho cruzar e Romarinho marcar o primeiro gol do time da casa. A partir daí, os donos da casa passaram a dominar a partida e só não empataram graças a uma nova grande defesa de Fábio, em lance confuso na área, em que Joãozinho roçou e o goleiro salvou. Fim do primero tempo, com a Lusa melhor, com mais posse (54%) e finalizações (8 a 3), mas com o Flu na frente
Segundo tempo
Começou a etapa e a Portuguesa foi para a frente com perigo, com Lohan. Mas Fábio estava atento. O jogo ficou um pouco mais aberto, com Joãozinho perdendo o gol de empate para a Lusa e Serna desperdiçando a chance do terceiro gol do Tricolor.
Aos 13, Cano ampliou. Ele aproveitou uma falha terrível do goleiro Bruno, que soltou uma bola praticamente recuada por Serna (que até chegou a cair no início da jogada) e chutou para a rede. O artilheiro comemorou o gol e saiu para dar vaga a Kauã Elias.
A Portuguesa seguiu lutando, tentando diminuir o placar, mas sem sucesso. No fim, o Flu passou a massacrar e quase ampliou em chutes de Kauã Elias, Bernal e Riquelme – o goleiro Bruno defendeu muito bem todas. Canobbio acertou uma na trave e Fuentes uma no travessão. Ficou mesmo no 3 a 1, resultado que confirmou a primeira vitória do Tricolor das Laranjeiras no Estadual.
PORTUGUESA 1×3 FLUMINENSE
PORTUGUESA: Bruno; Lucas Mota (Joazi, 23’/2ºT), Thomás Kayck (Iran, 23’/2ºT), Ian Carlo e Kaike (Marcus Vinícius, Intervalo); Wellington Cézar, João Paulo, Romarinho (Elicley, 25’/2ºT) e Anderson Rosa; Joãozinho e Lohan. Técnico: Douglas Ferreira
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Ignácio, Thiago Santos e Fuentes; Hércules, Martinelli (Bernal, 25’/2ºT) e Lima (Isaque, 25’/2ºT); Serna (Riquelme, 17’/2ºT), Keno (Canobbio, 15/2ºT) e Cano (Kauã Elias, 15’/2ºT). Técnico: Mano Menezes
Campeonato Carioca – 4ª Rodada
Data: 23/1/2025
Local: Estádio Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ)
Público pagante: 2.575
Renda: R$ 86.160,00
Gols: Keno, 10’/1ºT (0-1); Cano, de pênalti, 32’/1ºT (0-2); Romarinho, 37’/1ºT (1-2); Cano, 13’/2ºT (1-3)
Cartões Amarelos: Anderson Rosa, Kaike, Thomás Kayck, Wellington Cezar (POR); Martinelli, Isaque (FLU)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Gustavo Mota correia e Daniel de Oliveira Alves Pereira
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho