13/12/2024
21:03

Final da Libertadores no Mineirão? Desejo existe, mas há empecilhos

Final da Libertadores no Mineirão? Desejo existe, mas há empecilhos

Final da Libertadores no Mineirão? Desejo existe, mas há empecilhos (Vista aérea do Mineirão)

O sonho é antigo. Ao menos desde 2017, o Mineirão se planeja para, um dia, receber a final única da Copa Libertadores. Nos bastidores do estádio, a intenção continua viva, apurou No Ataque. Sabe-se, porém, que alguns empecilhos devem ser superados até que o principal jogo anual da América do Sul seja em Minas Gerais.

A primeira vez que o Mineirão se movimentou para sediar a decisão foi há sete anos. Em dezembro de 2017, o então presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar Modesto Guimarães Neto, e a então diretora de relações institucionais do estádio, Ludmilla Ximenes Resende, viajaram ao Paraguai para apresentar o projeto.

Na ocasião, a dupla foi à sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, Região Metropolitana da capital Assunção. Lá, encontraram-se com o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, para uma reunião em que debateram aspectos estruturais, logísticos e financeiros de uma eventual final em Belo Horizonte.

O desejo era que o maior estádio de Minas recebesse a primeira final única da história da Libertadores, em 2019. Não deu certo. O escolhido foi o Monumental de Lima, na capital do Peru, onde o Flamengo derrotou o River Plate por 2 a 1 de virada e conquistou o título.

Anos depois, o sonho continua

Desde então, cinco cidades receberam as seis finais únicas de Libertadores: Lima (2019), Rio de Janeiro (2020 e 2023), Montevidéu (2021), Guayaquil (2022) e Buenos Aires (2024).

O Mineirão não fez movimentos “bruscos” para se candidatar, mas alimenta o desejo de sediar o jogo no futuro.

Um dos principais empecilhos é político. Antes de convencer a Conmebol, o estádio deve argumentar com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para conseguir apoio local.

Para 2025, por exemplo, isso não ocorreu. Nesta sexta-feira (13/12), a CBF oficializou a candidatura de Brasília, com o Estádio Mané Garrincha.

“Brasília é uma das melhores cidades para receber a principal competição entre clubes da América do Sul”, elogiou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. O governador Ibaneis Rocha também é favorável ao projeto, que enfrenta a concorrência de Montevidéu.

Além da questão política, Belo Horizonte encara um empecilho estrutural: a malha aérea. O Aeroporto Internacional de Confins recebe voos de todo o continente, mas com menor frequência em comparação com outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Buenos Aires, por exemplo.

Por outro lado, questões como rede hoteleira e segurança não são preocupações. A cidade recebeu milhares de torcedores para a disputa da Copa do Mundo, em 2014, por exemplo. Mais recentemente, sediou a Supercopa do Brasil deste ano, entre Palmeiras e São Paulo, em partida que atraiu um grande fluxo de torcedores de São Paulo.

Para 2025, a chance é mínima de reviravolta que coloque o Mineirão como sede da final. Há, contudo, a esperança de que o dia, enfim, chegue em breve.

Finais únicas da Libertadores

  • 2024 – Atlético 1 x 3 Botafogo – Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina)
  • 2023 – Boca Juniors 1 x 2 Fluminense – Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil)
  • 2022 – Flamengo 1 x 0 Athletico-PR – Estádio Monumental de Guayaquil, em Guayaquil (Equador)
  • 2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo – Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
  • 2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos – Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil)
  • 2019 – Flamengo 2 x 1 River Plate – Estádio Monumental de Lima, em Lima (Peru)

A notícia Final da Libertadores no Mineirão? Desejo existe, mas há empecilhos foi publicada primeiro no No Ataque por João Vítor Marques

Confira a matéria completa em: noataque.com.br