22/11/2024
05:59

Fim do sonho! Uruguai elimina Brasil nos pênaltis nas quartas da Copa América

Fim do sonho! Uruguai elimina Brasil nos pênaltis nas quartas da Copa América

Fim do sonho! Uruguai elimina Brasil nos pênaltis nas quartas da Copa América (Arrascaeta comemora gol na vitória do Uruguai sobre o Brasil na decisão de pênaltis)

Acabou o sonho. No primeiro desafio do técnico Dorival Júnior numa competição mata-mata, a Seleção Brasileira foi eliminada pelo Uruguai nas quartas de final da Copa América de 2024. As equipes empataram sem gols no tempo regulamentar e a vaga para a semifinal foi decidida nos pênaltis, na noite deste sábado (6/7), no Estádio Allegiant, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Nos pênaltis, o Uruguai levou a melhor por 4 a 2. Rochet defendeu uma cobrança de Militão e Douglas Luiz mandou uma bola na trave. Alisson ainda pegou uma cobrança de Giménez, mas não foi o suficiente para evitar a eliminação.

Agora o Uruguai vai encarar a Colômbia na semifinal. Os colombianos se classificaram em primeiro lugar no Grupo D, com sete pontos. Já os uruguaios tiveram campanha irretocável no Grupo C, com nove pontos e 100% de aproveitamento.

Para chegar à semifinal, a Colômbia goleou o Panamá, por 5 a 0, em Glendale, também neste sábado.

Raça e disposição, mas sem emoção

O confronto mais esperado das quartas de final da Copa América teve um primeiro tempo insosso e pouco inspirado. Não faltou, no entanto, marcação acirrada de ambos os lados. Uruguai e Brasil protagonizaram 47 minutos de uma etapa inicial truncada, com diversos desarmes, divididas e encaradas entre os jogadores, porém, poucas finalizações em direção ao gol (duas dos brasileiros e nenhuma dos uruguaios).

Um primeiro tempo, inclusive, equilibrado. Tanto é que as equipes se igualaram na posse de bola: 50% para cada. Vontade e raça não faltaram. Entretanto, a qualidade técnica na construção das jogadas deixou a desejar. Uma partida truncada e sem criatividade.

A melhor chance do Uruguai foi com uma cabeçada de Darwin Nuñez por cima do travessão. Aos 34′ minutos, o atacante recebeu cruzamento livre na grande área, saltou com categoria, mas bateu na bola com a lateral do rosto mandando para fora, sem ameaçar Alisson.

No mesmo minuto, a Seleção Brasileira também desperdiçou uma oportunidade numa saída rápida de bola. Raphinha dominou no meio-campo e avançou em disparada. O atacante do Barcelona passou por um zagueiro na velocidade, mas ao finalizar na grande área chutou em cima de Rochet.

Expulsão muda a cara do jogo

Os primeiros minutos do segundo tempo seguiram com a mesma intensidade da etapa inicial, mas novamente sem emoções para o torcedor. A Seleção Brasileira ofereceu mais trabalho à defesa uruguaia, porém, sem efetividade.

A cara do jogo mudou bastante com a expulsão do lateral-direito Nández, do Uruguai, aos 28′. O uruguaio deu uma solada no pé de Rodrygo, e o árbitro aplicou o cartão amarelo. O lance, contudo, foi revisado pelo VAR por causa da agressividade do defensor. Sendo assim, Dario Herrera o expulsou.

O Brasil de Dorival Júnior partiu para cima do adversário, que recuou. No entanto, sem criatividade, o esperado gol da equipe de Dorival não saiu e a partida foi para a decisão por pênaltis.

Disputa de pênaltis

Uruguai: Valverde (acertou), Bentancur (acertou), Arrascaeta (acertou), Giménez (Alisson defendeu) e Arrascaeta (acertou)

Brasil: Militão (Rochet defendeu), Andreas Pereira (acertou), Douglas Luiz (na trave), Martinelli (acertou)

Uruguai 0 (4) x (2) 0 Brasil

Uruguai: Rochet; Nández, Ronald Araújo (José Giménez), Mathias Olivera e Viña (Sebastián Cáceres); Ugarte, Valverde e De La Cruz (Bentancur); Pellistri (Varela), Maxi Araújo e Darwin Nuñez (Arrascaeta). Técnico: Marcelo Bielsa.

Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães (Evanilson), João Gomes (Andreas Pereira) e Lucas Paquetá (Douglas Luiz); Raphinha (Savinho), Rodrygo (Gabriel Martinelli) e Endrick. Técnico: Dorival Júnior.

  • Motivo: Quartas de final da Copa América
  • Local: Estádio Allegiant, em Las Vegas, nos Estados Unidos
  • Data: 6 de julho de 2024
  • Gols:
  • Cartões amarelos: Ugarte, De La Cruz (Uruguai); Lucas Paquetá, João Gomes (Brasil)
    Cartão vermelho: Nández (Uruguai)
  • Árbitro: Dario Herrera (ARG)
  • Assistentes: Juan P. Belatti (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
  • VAR: Guillermo Pacheco (MEX)

A notícia Fim do sonho! Uruguai elimina Brasil nos pênaltis nas quartas da Copa América foi publicada primeiro no No Ataque por Ailton do Vale.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br