O esporte e o cinema se conectaram em uma grande produção. É isso que a indicação do filme “Setembro 5” ao Oscar demonstra. A produção que se passa durante a Olimpíada de 1972 está entre os candidatos ao prêmio de melhor roteiro original.
A mais estimada premiação do cinema mundial anunciou nesta quinta-feira (23/1) os indicados deste ano. O Oscar ocorrerá em 2 de março, domingo de Carnaval, e o Brasil contou com três indicações – melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz (Fernanda Torres) -, todas pela obra “Ainda Estou aqui”.
Sem concorrer com a produção brasileira, o filme “Setembro 5” está entre os indicados ao prêmio melhor roteiro original por contar uma história real nos Jogos Olímpicos de Munique, há 52 anos.
A obra aborda a cobertura jornalística durante o atentado terrorista contra a delegação de Israel na Olimpíada de 1972. Na ocasião, 11 israelenses, que eram atletas e membros da delegação, foram mortos após invasão na Vila Olímpica na Alemanha.
A estreia do filme no Brasil está prevista para 30 de janeiro. Os concorrentes de “Setembro 5” na disputa pelo prêmio de melhor roteiro original é “A Substância”, “A verdadeira dor”, “Anora” e “O Brutalista”.