30/09/2024
02:30

Ex-goleiro do Atlético repete conquista da Série D dez anos depois de primeiro título

Ex-goleiro do Atlético repete conquista da Série D dez anos depois de primeiro título

Ex-goleiro do Atlético repete conquista da Série D dez anos depois de primeiro título (Goleiro Darley (centro) ergue a taça de campeão da Série D do Brasileiro de 2024)

O goleiro Darley Torres, agora também conhecido como “Rei dos Pênaltis”, voltou a comemorar neste domingo (29/09) um título do Campeonato Brasileiro. O jogador revelado pelo Atlético em 2007 foi peça fundamental para a conquista do Retrô na Série D.

Uma coincidência, inclusive, marca sua trajetória no futebol. Há dez anos, ele também levantou o troféu da Quarta Divisão. Em 2014, o goleiro foi um dos heróis do Tombense – campeão da Série D daquele ano.

‘Rei dos Pênaltis’ em nova consagração

Natural de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Darley iniciou sua carreira na base do Atlético. Em pouco tempo no profissional, ele foi vendido para o Feyenoord, da Holanda. Contudo, a consagração do atleta ocorreu depois que voltou ao Brasil e passou a disputar as divisões de acesso do principal campeonato nacional.

O goleiro foi fundamental na campanha do Retrô, que superou seus adversários no mata-mata da Série D deste ano com quatro classificações consecutivas nos pênaltis – em todas elas, Darley brilhou com defesas decisivas. Com a vitória deste domingo na final diante do Anápolis-GO, ele repetiu a façanha de 2014, quando ajudou o Tombense a conquistar a mesma Série D, ao bater o Brasil de Pelotas nos pênaltis.

No duelo deste domingo, no entanto, Darley finalmente não precisou disputar uma decisão por pênaltis, já que o Retrô venceu a partida por 3 a 1, na Arena de Pernambuco, superando a derrota para o Anápolis, por 1 a 0, no jogo de ida.

“Eu pedi a Deus isso, para poupar nosso grupo. Porque às vezes, quando vai para os pênaltis, a honra às vezes passa para o goleiro, e o grupo merecia demais. Então, essa conquista foi durante o jogo. Nem em meus melhores sonhos imaginava isso. Sou muito grato por levantar a taça e ficar marcado na história do clube”, destacou Darley, em entrevista ao SBT logo após a final.

“Tenho que agradecer a Deus e a todos, torcida, diretoria, comissão técnica, funcionários e jogadores, meus companheiros, que lutaram comigo durante todo esse tempo”, exaltou.

Títulos nacionais

O primeiro grande título de Darley veio em 2014 pelo Tombense. Na final daquele ano, disputada em Muriaé, o goleiro defendeu uma cobrança na disputa de pênaltis contra o Brasil de Pelotas. O time mineiro ergueu a taça com uma vitória nas penalidades por 4 a 2 depois de um empate sem gols no tempo regulamentar.

Em 2022, Darley provou que também podia brilhar na Série C. Jogando pelo Mirassol, o goleiro foi um dos líderes da equipe que levantou a taça da Terceira Divisão, consolidando sua fama como um jogador decisivo nas competições nacionais.

Com três grandes títulos em divisões de acesso no currículo – dois da Série D (Tombense em 2014 e Retrô em 2024) e um da Série C (Mirassol em 2022) –, Darley Torres agora é sinônimo de conquistas e de atuações decisivas.

Darley, o herói do mata-mata

Se em 2014 Darley já havia mostrado suas credenciais como “pegador de pênaltis”, em 2024 ele elevou seu status para “Rei dos Pênaltis”.

O goleiro defendeu oito penalidades nas fases eliminatórias, passando por América-RN, Manauara, Brasiliense e Itabaiana – um feito raro em qualquer divisão do futebol brasileiro. O título do Retrô não teria sido possível sem essas defesas cruciais, que garantiram o time na Série C de 2025.

Darley contou com preparação intensa, estudos dos adversários e também uma boa dose de intuição. “A disputa de pênaltis nunca é sorte. A gente treina muito, estuda os batedores e, na hora do jogo, tem que confiar no feeling”, explicou o goleiro ao No Ataque.

Além de seu talento nas cobranças, Darley revelou que também busca desestabilizar os batedores com sua postura em campo, caminhando de um lado para o outro, falando consigo mesmo e buscando desconcentrar os adversários.

A notícia Ex-goleiro do Atlético repete conquista da Série D dez anos depois de primeiro título foi publicada primeiro no No Ataque por Ailton do Vale.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br