(foto: Divulgação/River Plate)
Nacho Fernández é ídolo do River Plate. Para muitos, uma lenda. Afinal de contas, foi fundamental na conquista do título da Copa Libertadores de 2018 contra o arquirrival Boca Juniors. Apesar desta e de outras tantas glórias, o ex-meio-campista do Atlético foi excluído do jogo contra o San Martín, marcado para este sábado (22/2). E a ausência do camisa 26 caiu como uma bomba na imprensa argentina.
É desta forma que o diário Olé, principal veículo esportivo do país, tem tratado o tema. “A ausência de Ignacio Fernández entre os 23 para jogar em San Juan não surpreende futebolisticamente, mas tem a etiqueta de bomba a partir da forte mensagem que deixa ao grupo”, lê-se em matéria publicada nesta sexta-feira (21/2) pelo jornalista Hector Salerno.
O meia de 35 anos já não tem tido tanto espaço assim nesta temporada. Em 2025, participou apenas de uma partida: o empate sem gols do River Plate contra o San Lorenzo, fora de casa, pela terceira rodada do Campeonato Argentino. Naquele domingo, 2 de fevereiro, Nacho foi reserva, saiu do banco aos 19 minutos do segundo tempo e jogou cerca de meia hora.
Nos outros cinco jogos do time na competição, o ‘Cérebro’, como é conhecido, foi reserva. Desta vez, contudo, o técnico Marcelo Gallardo decidiu nem levá-lo ao banco de reservas. Nacho tem condições físicas de atuar, mas o treinador argentino preferiu contar com outros atletas – afinal, o elenco foi “reforçado” com altas médicas e o retorno de jovens que estavam com a Seleção Argentina sub-20 no Sul-Americano da categoria.
Ao longo da semana, Gallardo já havia sinalizado que faria mudanças na lista de relacionados. “Fomos em busca de jogadores que entendem que não vêm para viver do que já fizeram, mas para seguir ganhado”, pontuou. “O que joga é porque ganhou o lugar, o que espera (no banco) é porque tem a chance de entrar e o que não (entra) deverá seguir trabalhando”, completou Muñeco.
Sem Nacho, o River Plate encara o San Martín, em San Juan, pela sétima rodada do Campeonato Argentino. A bola rola às 21h30 (de Brasília) deste sábado.
Nacho Fernández no Atlético
Após grande destaque com a camisa do River Plate, Nacho Fernández foi anunciado como reforço do Atlético em 20 de fevereiro de 2021. Pelo jogador, o Galo topou pagar cerca de 6 milhões de dólares (R$ 32,2 milhões na cotação da época) livres de impostos para o clube argentino. O contrato valia por três anos.
Nacho, contudo, ficou menos de dois anos na clube mineiro. O argentino disputou 109 jogos, fez 19 gols e distribuiu 21 assistências. Ele foi fundamental na temporada mais vitoriosa da história do Atlético, em 2021, quando o clube conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores.
O armador também celebrou os títulos do Estadual e da Supercopa do Brasil em 2022. Em dezembro daquele ano, foi negociado novamente com o River Plate.