Formado nas categorias de base do Racing, o atacante Lautaro Martínez mandou um recado ao time antes da final da Sul-Americana, contra o Cruzeiro, neste sábado (23/11). O duelo ocorrerá a partir das 17h, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.
“Se estivesse livre, pegaria um avião para o Paraguai. Eu tenho que jogar sábado bem cedo pelo Campeonato Italiano, depois vou tirar um cochilo, ficar com as crianças e, por último, assistirei ao jogo. Aprecio muito o Racing e sua torcida. Desejo-lhes o melhor e espero que consigam vencer. Eles merecem. Este é o ano da Academia”, disse o atleta da Seleção Argentina.
Lautaro, de fato, jogará neste sábado. Às 11h (de Brasília), a Inter de Milão, time que ele defende, visita o Verona pela 13ª do Campeonato Italiano. Os atuais campeões ocupam, neste momento, a quarta posição no torneio, com 25 pontos – um a menos que o líder Napoli.
Lautaro teve grande atuação pelo Racing contra o Cruzeiro
O penúltimo encontro entre Cruzeiro e Racing não foi tão agradável para os brasileiros. Em 27 de fevereiro de 2018, as equipes se enfrentaram pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Melhor para os argentinos, que triunfaram por 4 a 2, no El Cilindro, em Avellaneda, com grande atuação de Lautaro Martínez. No returno, vitória celeste por 2 a 1.
Naquela noite de fevereiro, o atacante fez três gols e se tornou algoz da Raposa. Sob o comando técnico de Eduardo Coudet, finalizou à meta do goleiro Rafael, que substituiu Fábio, seis vezes, obtendo média chamativa de 50% de aproveitamento.
Além dele, Augusto Solari fez para o Racing, e Arrascaeta e Robinho descontaram para o Cruzeiro. À época, a Raposa era treinada por Mano Menezes. As duas equipes avançaram ao mata-mata: os argentinos ficaram nas oitavas de final, quando perderam para o River Plate, e os brasileiro caíram nas quartas, diante do Boca Juniors.
Pouco tempo depois, em julho de 2018, o atacante assinou contrato com a Internazionale por cinco anos. Na ocasião, rendeu ao clube argentino cerca de R$ 80,4 milhões.
Desde que chegou à equipe italiana, Lautaro é um dos grandes destaques. Em sete temporadas incompletas, defendeu o time em 297 partidas e marcou 135 gols. Com faro de artilheiro, tornou-se o maior artilheiro estrangeiro da história da Inter – o sétimo maior goleador.
Em 2023/24, recebeu o prêmio de artilheiro do Campeonato Italiano. No mesmo ano, foi eleito o melhor jogador da competição nacional.
Destaque na Seleção Argentina
As boas atuações de Lautaro não lhe renderam oportunidades apenas por clubes. Ainda em 2018, ele foi convocado para defender a Seleção Argentina, do técnico Jorge Sampaoli, pela primeira vez.
Com a albiceleste, conquistou a Copa do Mundo de 2022, a Copa América de 2021 e 2024 e a Copa dos Campeões de 2022.
Lautaro fez o único gol da Argentina na vitória por 1 a 0, sobre o Peru, nessa terça-feira (19/11), pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, e se tornou o quinto maior goleador da história do time nacional, ao lado de ninguém mais ninguém menos que Diego Maradona – 32 gols.
A notícia Estrela da Seleção Argentina manda recado para Racing antes de final contra Cruzeiro foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque