A Espanha é a primeira semifinalista da Eurocopa 2024. Na partida que abriu os duelos das quartas de final, os espanhóis venceram a Alemanha por 2 a 1, após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, nesta sexta-feira (5/7), e eliminaram os anfitriões do torneio na MHPArena, em Stuttgart.
A Seleção Espanhola aguarda o vencedor da partida entre Portugal e França, que também se enfrentam nesta sexta-feira, para saber quem será o próximo adversário na Eurocopa.
Ao mesmo tempo, a Espanha já tem dois desfalques confirmados para a semifinal. Isso porque o zagueiro Le Normand e o lateral-direito Carvajal vão cumprir suspensão na próxima fase.
O jogo
A Alemanha teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas a Espanha conseguiu ser mais incisiva no ataque. Os donos da casa não conseguiram assustar o goleiro Unai Simón, que trabalhou com tranquilidade. Por outro lado, Neuer precisou fazer mais defesas ao longo da primeira etapa. Além disso, as equipes abusaram de faltas duras e Pedri precisou ser substituído aos cinco minutos após receber entrada de Kroos.
As seleções voltaram do intervalo com alterações, mas o ritmo de jogo foi o mesmo. Logo no primeiro minuto, os espanhóis levaram perigo. Morata recebeu passe de Lamine Yamal na grande área, fez o pivô, mas o capitão espanhol finalizou por cima do gol. Até que, aos seis minutos, Yamal cruzou rasteiro para Dani Olmo, que finalizou de primeira para abrir o placar.
No entanto, a Alemanha acordou após sofrer o gol e os donos da casa pressionaram em busca do empate. O técnico Julian Nagelsmann fez alterações para deixar o time mais ofensivo e Fullkrug, que saiu do banco de reservas, finalizou na trave. Os espanhóis conseguiram se defender bem e ainda contaram com boas intervenções do goleiro Unai Simón.
A persistência dos alemães surtiu efeito aos 43 minutos da etapa final. Após cruzamento na área, Kimmich ajeitou de cabeça e Florian Wirtz finalizou de primeira para levar o jogo à prorrogação.
Prorrogação
O tempo extra também foi animado. Espanha, com Oyarzabal, e Alemanha, com Wirtz, quase marcaram no primeiro tempo da prorrogação. Na segunda etapa, Fullkrug forçou Unai Simón a fazer grande defesa, mas a Espanha foi fatal. Em cruzamento de Dani Olmo, Merino subiu mais que a zaga adversária e confirmou o triunfo de cabeça, aos 119′.