22/11/2024
01:29

Em queda no Brasileiro, Cruzeiro pode viver ‘tudo ou nada’ na Sul-Americana < No Ataque

Lucas Romero em jogo do Cruzeiro (foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

As chances de o Cruzeiro se classificar à próxima Copa Libertadores diminuíram. Com apenas uma vitória nos últimos 10 jogos do Campeonato Brasileiro, o time se afastou das primeiras posições e agora está fora até mesmo do G6.

Se não mudar o aproveitamento nas nove rodadas restantes, a Raposa pode depender totalmente de título na Copa Sul-Americana para não ficar fora do principal torneio continental em 2025.

De agosto para cá, o Cruzeiro conseguiu uma vitória, quatro empates e cinco derrotas. Os adversários foram, respectivamente: Fluminense (0 a 1), Vasco (1 a 1), Cuiabá (0 a 0), São Paulo (0 a 1), Atlético Goianiense (3 a 1), Internacional (0 a 0 e 0 a 1), Vitória (2 a 2), Atlético (0 a 0) e Fortaleza (1 a 2).

Do que o Cruzeiro precisa para conseguir a vaga pelo Brasileiro?

Com o tropeço diante do Fluminense, nessa quinta-feira (3/10), na 29ª rodada, o Cruzeiro desperdiçou nova chance de voltar à zona de classificação. A equipe está na oitava posição da Série A, com 43 pontos – dois a menos que o sexto colocado Bahia e o sétimo Inter.

Além de mais pontuação, os rivais arregam a vantagem de ainda não terem entrado em campo na atual rodada. O Inter, inclusive, só jogou 27 vezes porque ainda tem uma partida atrasada para cumprir.

Dessa forma, o Cruzeiro pode se distanciar mais alguns pontos do G6. Esse número de vagas pode aumentar para sete caso o campeão da Copa do Brasil termine o Brasileirão entre os seis primeiros colocados. Atualmente, o único semifinalista que está na zona de classificação é o quarto colocado Flamengo.

Outra vaga pode surgir caso o vencedor da Libertadores de 2024 seja brasileiro. Líder da Série A, o Botafogo está classificado para a semifinal do torneio. O Atlético também segue vivo nas duas competições mata-mata citadas, mas está só em 10º lugar na tabela.

Assim como o nono Vasco e o 18º Corinthians, que são semifinalistas da Copa do Brasil. O Timão também pode se classificar à Libertadores caso vença a Sul-Americana.

Semifinais da Sul-Americana

Três jogos separam o Cruzeiro de um possível novo título continental. O time celeste é um dos quatro semifinalistas da Sul-Americana.

Para a próxima fase, estão classificados dois brasileiros e dois argentinos. O Cruzeiro brigará por uma vaga com o Lanús, e o Corinthians enfrentará o Racing.

A partida de ida da semifinal será disputada em 23 de outubro (quarta-feira), a partir das 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. O duelo de volta será uma semana depois, no mesmo horário, no Estádio Cidade de Lanús, em Buenos Aires.

Já a decisão será realizada em campo neutro, em Assunção, no Paraguai. A Conmebol ainda não decidiu qual estádio da capital paraguaia receberá a final única.

Vaga direto na fase de grupos só para campeões e G4

O time que vencer a Sul-Americana se classifica para a fase de grupos da Libertadores de 2025, assim como os ganhadores da atual edição do torneio e da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, ficam com as vagas diretas os membros do G4. Sexto e sétimo colocados entram na primeira fase.

Situação do Cruzeiro no Brasileiro

  • 6º: Bahia, com 45 pontos – 13V, 6E e 9D em 28J (8 de saldo)
  • 7º: Internacional, com 45 pontos – 12V, 9E e 6D em 27J (11 de saldo)
  • 8º: Cruzeiro, com 43 pontos – 12V, 7E e 10D em 29J (6 de saldo)
  • 9º: Vasco, com 36 pontos – 10V, 6E e 11D em 27J (-6 de saldo)
  • 10º: Atlético, com 36 pontos – 9V, 9E e 8E em 26J (-2 de saldo)

Confira a matéria completa em: noataque.com.br