20/11/2024
00:40

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, CBF revela ancestrais de Vini Jr. < No Ataque

Vini Jr, atacante da Seleção Brasileira, segurando o certificado de ancestralidade, ao lado do pai (foto: André Frutuôso)

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou a ancestralidade de Vinicius Júnior, um dos principais atletas do Brasil. A cerimônia que detalhou o teste de DNA do atacante foi realizada nesta terça-feira (19/11), na Fonte Nova, antes da partida com o Uruguai, pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Em parceria com a AfricanAncestry.com, empresa de rastreamento genético de ancestrais paternos e maternos para pessoas negras em todo o mundo, a CBF descobriu que os antepassados de Vini Jr. pertenciam à tribo Tikar, de Camarões. A conduta da entidade faz parte da campanha ‘Raízes de Ouro’, que destaca o orgulho e a história do povo afro-brasileiro, especialmente no futebol.

“Para nós, Vini Jr. não é apenas o melhor jogador de futebol do mundo atualmente, mas também um símbolo de resistência ao racismo e uma inspiração global”, disse a entidade.

Pai do atacante, Vinicius José Paixão de Oliveira era o único que tinha consciência da homenagem: “É importante para a gente saber onde nós viemos. São as coisas que os brasileiros, na verdade, não sabem onde veio a nossa ancestralidade, a nossa antecedência. Mas fico feliz, somos de camarões também”.

Vini Jr. entrou em campo para o duelo com o Uruguai com uma camisa especial. Nela, estão a mostra as bandeiras do Brasil e dos Camarões.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br