(foto: Divulgação/Betim)
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu à Associação Mineira de Desenvolvimento Humano o direito de voltar a ser denominada Betim Futebol. Sensação do Campeonato Mineiro de 2025, o clube de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conseguiu efeito suspensivo do processo movido por uma instituição de nome similar, o Betim Futebol Clube, que requeria a propriedade sobre a marca.
O recurso foi protocolado na 16ª Câmara Cível Especializada de Betim. Um dos argumentos da AMDH foi que o Betim Futebol “tem feitos mais relevantes que o autor, que, por sua vez, sequer possui registro junto à Federação Mineira de Futebol”. O clube também chamou atenção para o fato de diversas agremiações serem tratadas por expressões iguais, “tais como Botafogos”, Portuguesas e Sports”, mas com uniformes e cores diferentes.
Na decisão proferida nesta terça-feira (18/2), o desembargador Gilson Soares Lemes considerou temerário o “deferimento de tutela de urgência” que o Betim Futebol Clube obteve em primeira instância. Segundo o magistrado, o caso carece de maiores esclarecimentos e de produção de prova robusta. Assim, ele aceitou o pedido de suspensão pela AMDH até o julgamento em segunda instância.
“Por terem sido embasadas em provas unilaterais, demandam a análise probatória sob o crivo do contraditório, inclusive com necessidade de produção de prova robusta para que se possa confirmar, com maior segurança, o alegado uso indevido, sobretudo ante os indícios de precedência do uso das marcas pela Recorrente”.
Gilson Soares Lemes, desembargador do TJMG
A disputa pelo nome
Fundado em 2007, o Betim Futebol Clube havia conseguido uma liminar para impedir o uso do nome Betim Futebol pela AMDH. A Federação Mineira de Futebol foi notificada da decisão na última sexta-feira (14/2).
Respeitando a ordem judicial, a entidade organizadora das competições de futebol em Minas Gerais alterou o nome da equipe no site oficial e também na transmissão do jogo contra o Uberlândia pelo Troféu Inconfidência. Não havia, por exemplo, a palavra “Betim” dentro do escudo do clube.
A AMDH é a instituição precursora do Betim Futebol. A equipe foi fundada em 2012 e atuou até 2019 na formação de jovens jogadores. Quando se tornou profissional, adotou o nome alusivo à cidade de 411 mil habitantes na Grande BH.
Já o Betim Futebol Clube competiu no terceiro escalão do futebol mineiro entre 2009 e 2011 e na Taça BH de Futebol Júnior em 2008 e 2009.
Campanha do Betim no Mineiro
Campeão do Módulo 2 do Mineiro de 2024, o Betim entrou na elite de 2025 com o objetivo inicial de não ser rebaixado. No entanto, foi além das expectativas e brigou até o fim pela classificação à semifinal.
A equipe da Grande BH ganhou quatro jogos, empatou três e perdeu um na primeira fase, totalizando 15 pontos. A vaga no mata-mata só não veio porque Tombense e Atlético, que estavam no mesmo grupo, somaram 16 pontos.
O regulamento do estadual permitiu somente jogos contra adversários de outras chaves na primeira fase. Desta forma, Tombense, Atlético, Betim e Uberlândia, integrantes do grupo A, não se encontraram na competição.
América e Cruzeiro, que somaram menos pontos que o Betim – 13 e 11, respectivamente -, avançaram às semifinais por terem liderado os grupos B e C do Mineiro.
Apesar da frustração por não seguir na briga pelo título, o Betim comemorou a ida para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 e agora tentará uma vaga na Copa do Brasil via Troféu Inconfidência.
Jogos do Betim no estadual
- Itabirito 0 x 1 Betim
- Betim 2 x 0 Aymorés
- Cruzeiro 1 x 1 Betim
- Betim 1 x 1 Democrata-GV
- Betim 0 x 1 América
- Pouso Alegre 0 x 2 Betim
- Betim 1 x 1 Villa Nova
- Athletic 1 x 4 Betim
- Uberlândia 0 x 0 Betim (Troféu Inconfidência)
Legião ex-Cruzeiro, Atlético e América
Treinado por Alex Nascif, o Betim tem vários jogadores com passagens pelos grandes clubes de Belo Horizonte, casos do goleiro Michael (ex-Atlético), o lateral-direito Diego Ferreira (ex-América); os zagueiros Weverton e Eurico (ambos ex-Cruzeiro); os meio-campistas Fillipe Soutto (ex-Atlético), Miticov (ex-Cruzeiro) e Marco Antônio (ex-Cruzeiro); e os atacantes Paulo Henrique (ex-Atlético) e João Diogo (ex-Cruzeiro).
Estádio para 10 mil pessoas
Com projeto de se tornar Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Betim terá um estádio para 10 mil pessoas até 2027 ou 2028. A construção da arena é orçada em R$ 60 milhões. Atualmente, o time manda os compromissos na Arena Vera Cruz.