Em busca da primeira vitória no comando do Cruzeiro, Fernando Diniz tem o pior início de trabalho à frente de um clube da Série A do Campeonato Brasileiro (veja o levantamento completo no fim da matéria). O treinador acumula dois empates e uma derrota em três jogos à frente da equipe celeste.
A estreia de Diniz foi no empate por 1 a 1 com o Libertad, no Mineirão, em Belo Horizonte, no jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Apesar do resultado frustrante diante da limitada equipe paraguaia, o treinador conseguiu confirmar a Raposa na semifinal do torneio.
A primeira comemoração de um triunfo com a torcida celeste poderia ter vindo diante do Vasco. No entanto, o Cruzeiro não conseguiu converter sua superioridade numérica em campo em mais gols e ficou apenas no empate por 1 a 1, no Gigante da Pampulha, pela 28ª rodada do Brasileirão.
O resultado negativo mais recente foi na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro, na semana passada, pela 29ª rodada. A equipe estrelada desperdiçou muitas chances e foi castigada com um gol no fim do segundo tempo.
Treinador explica resultados inesperados no Cruzeiro
Diniz explicou que o empate contra o Libertad foi condicionado à expulsão de Lucas Romero. O volante do Cruzeiro levou o segundo cartão amarelo após segurar a bola com a mão e impedir um contra-ataque da equipe paraguaia.
“O primeiro empate foi um empate que gerou classificação, a gente estava com jogo sob domínio e teve uma expulsão. Se não tem a expulsão, provavelmente teria ganho o jogo com placar até maior que 1 a 0 que estava no momento contra o Libertad”, disse.
O treinador também falou sobre o desempenho do time nos outros dois jogos. Ele considerou que o Cruzeiro fez boas atuações, mas esbarrou na falta de efetividade.
“Contra o Vasco, a gente jogou bem e empatou. E hoje a gente teve uma derrota aqui, pelo que aconteceu no jogo, que não corresponde ao que ocorreu na partida. Todavia, o futebol pune quando você tem oportunidades e não converte em gol, você fica vulnerável a uma falha qualquer como aconteceu e você sofre a derrota”, finalizou.
Desempenho de Diniz nos primeiros três jogos por times da Série A
- Athletico-PR (2018): dois empates e uma vitória – 55% de aproveitamento
- Fluminense (2019): um empate e duas vitórias – 77,7% de aproveitamento
- São Paulo (2019): dois empates e uma vitória – 55,5% de aproveitamento
- Santos (2021): duas vitórias e uma derrota – 66,6% de aproveitamento
- Vasco (2021): dois empates e uma vitória – 55,5% de aproveitamento
- Fluminense (2022): um empate e duas vitórias – 77,7% de aproveitamento
- Cruzeiro (2024): dois empates e uma derrota – 22,2% de aproveitamento