A 20 meses da Copa do Mundo de 2026, as Eliminatórias começam a se desenhar para definir as 48 equipes que participarão do torneio. Será a primeira vez que o Mundial terá tantas seleções. Neste contexto, entenda como está a briga pelas vagas no campeonato de mais prestígio do futebol.
Apenas três países já estão garantidos no Mundial de 2026: Estados Unidos, Canadá e México. As nações ganharam as vagas porque serão sedes do torneio. O restante ainda precisa se provar nas Eliminatórias para se classificar.
Conmebol (América do Sul)
Nas Eliminatórias Sul-Americanas, dez países se enfrentam em turno e returno, totalizando 18 rodadas. Os seis primeiros se qualificam diretamente para o Mundial. O sétimo disputará a repescagem internacional.
Confira o cenário atual
- 1 – Argentina – 19 pontos
- 2 – Colômbia – 16 pontos
- 3 – Uruguai – 15 pontos
- 4 – Brasil – 13 pontos
- 5 – Equador – 12 pontos
- 6 – Bolívia – 12 pontos
- 7 – Venezuela – 11 pontos
- 8 – Paraguai – 10 pontos
- 9 – Chile – 5 pontos
- 10 – Peru – 3 pontos
Concacaf (América do Norte, Central e Caribe)
No restante do continente americano, a competição conta com 32 nações e é dividida em três fases. Três seleções se garantem diretamente na Copa e outras duas vão ao playoff.
- Primeira fase: as quatro piores seleções da Concacaf no ranking da Fifa se enfrentam em partidas de ida e volta. As equipes vencedoras avançam para a segunda fase.
- Segunda fase: seis grupos de cinco times (os dois melhores de cada avançam).
- Terceira fase: três grupos de quatro times (o vencedor de cada chave vai à Copa, enquanto os dois melhores segundos colocados seguem para os playoffs).
Confira o cenário atual
As Eliminatórias da Concacaf estão na segunda fase. Com os resultados atuais, Honduras, Cuba, Costa Rica, Trinidad e Tobago, Curaçau, Haiti, Nicarágua, Panamá, Guatemala, Jamaica, Suriname e Porto Rico estão avançando à etapa final, em que competirão por três vagas diretas e duas de playoff.
Vale destacar que Estados Unidos, Canadá e México já estão classificados por serem países-sede e não disputam as Eliminatórias.
CAF (África)
O continente africano tem direito a nove vagas na Copa do Mundo. Elas serão definidas a partir de nove grupos de seis equipes, em que os primeiros colocados se qualificam para o Mundial.
Os quatro melhores vice-líderes disputam uma vaga na repescagem internacional.
Confira o cenário atual
Com os resultados atuais, Egito, Sudão, Ruanda, Camarões, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Comores estão garantindo lugar na Copa de 2026.
AFC (Ásia)
As Eliminatórias da Ásia possuem um formato grande, com cinco fases. Na primeira, as equipes mal ranqueadas na Fifa disputam vagas para a segunda etapa, em que 36 seleções se dividem em nove grupos de quatro times (as duas melhores de cada avançam).
Depois, a terceira fase conta com três grupos de seis times, e os líderes e vice de cada grupo se classificam para o Mundial.
Os terceiros e quartos colocados competem por mais dois lugares diretos na quarta etapa.
Ainda há uma fase entre as seleções que “bateram na trave” por uma vaga na repescagem internacional.
Confira o cenário atual
A competição está na terceira fase. Coreia do Sul, Iraque, Japão e Austrália estão encaminhando a classificação, enquanto Jordânia, Omã, Arábia Saudita e Bahrein aparecem zona de classificação para a quarta etapa.
A Austrália, apesar de pertencer à Oceania, participa do futebol asiático, já que esse possui um nível mais alto.
OFC (Oceania)
Em 2026, será a primeira vez que uma seleção da Oceania terá direito a uma vaga direta na Copa do Mundo.
Por lá, as Eliminatórias têm uma primeira fase em que as quatro piores seleções do ranking da Fifa almejam a ida à segunda etapa, que tem duas chaves de quatro seleções. Líder e vice de cada um dos grupos avançam.
Na terceira fase, as quatro seleções se enfrentam em semifinais e final. O vencedor se classifica para o Mundial, enquanto o segundo colocado vai para a repescagem internacional.
Confira o cenário atual
As Eliminatórias da Oceania estão na segunda fase, e, neste momento, Nova Caledônia, Fiji, Nova Zelândia e Samoa aparecem à frente dos concorrentes.
UEFA (Europa)
Na Europa, 16 países disputarão a Copa do Mundo de 2026. Contudo, as Eliminatórias vão começar apenas em 2025.
As 55 seleções se dividem em 12 grupos de quatro ou cinco equipes. Os líderes já se garantem na Copa, enquanto os segundos colocados disputarão um playoff com os quatro líderes da Nations League para definir as vagas restantes.
As 48 vagas na Copa do Mundo de 2026
- Uefa (Europa): 16 seleções
- CAF (África): 9 seleções
- AFC (Ásia): 8 seleções
- Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe): 6 seleções (três são EUA, Canadá e México)
- Conmebol (América do Sul): 6 seleções
- OFC (Oceania): 1 seleção
- Play-off (todos os continentes): 2 seleções
A notícia Eliminatórias da Copa: como está a briga pelas 48 vagas no Mundial de 2026? foi publicada primeiro no No Ataque por Andrei Megre.