25/11/2024
02:58

‘Ele parou o treino’ < No Ataque

Sampaoli e Everson durante treino do Atlético na Cidade do Galo (11/9/2020) (foto: Montagem com imagens de Pedro Souza/Atlético)

Em 11 de setembro de 2020, Everson fazia o primeiro treino pelo Atlético após passagem positiva pelo Santos. Logo na primeira atividade na Cidade do Galo, em Vespasiano, um lance do goleiro virou motivo de bronca do técnico argentino Jorge Sampaoli: “Ele parou o treino”, relembrou o arqueiro.

A contratação de Everson foi um pedido de Sampaoli no clube mineiro. Para além da capacidade abaixo das traves, o bom jogo do goleiro com os pés também era motivo de apreciação por parte do técnico argentino.

“Aconteceu um lance no treino em que eu acabei fechando o ângulo do Dylan (Borrero). O Dylan chuta, eu não faço a defesa e a bola vai para fora. Mas tirei o ângulo do Dylan, totalmente. Finalizou para fora. Fechei bem o ângulo dele, na concepção do goleiro e do treinador de goleiro também, que estava na ocasião”, contou Everson durante participação no GaloCast, da GaloTV.

“Ele (Sampaoli) viu, levantou: ‘Para, para, para o treino!’ Ele parou o treino. Desceu da escada: ‘Por que você fez isso?’ Eu falei: ‘Não, porque eu fechei o ângulo dele, professor’. Ele: ‘Não, mas não é para fazer assim. Tem que fazer de outro jeito’. Daí ele olha para o (Rogério) Maia, que estava aqui na época… Pô, o Sampaoli tem umas loucuras. ‘Maia, você tem que melhorar isso nele, porque ele está fazendo isso errado!’. É o corpo”, prosseguiu em tom bem humorado.

“Ele falou que o fundamento do meu braço, eu girei o rosto para defender a bola, ele falou que tinha que colocar a cara na bola. Aquelas coisas dele. Eu só virei a cara e a bola passou perto do meu rosto. Foi para fora. Aí ele: ‘Não, você tem que melhorar isso, Maia’. Aí eu parei para pensar: meu irmão, coitado do Maia, né? O Maia está aqui, é funcionário do clube. O Sampaoli pede o goleiro, o goleiro chega, e ele fala que o Maia tem que melhorar o goleiro que ele pediu para trazer, sabe? No primeiro dia de treino meu, já deu uma dessas”, seguiu.

Estreia de Everson no Atlético ocorreu dois dias depois

Everson viria a estrear pelo Atlético dois dias depois daquele episódio, em vitória sobre o RB Bragantino (2 a 1), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020. A notícia da titularidade no compromisso contra o Massa Bruta veio minutos após a bronca no CT.

“Quando acabou o treino, eu estou subindo a escada, ele me chama na academia e fala: ‘Se prepara que eu não quero nem saber. Você vai jogar. Não quero saber o que estava fazendo, se estava treinando. Eu vi vídeo que você estava treinando, então você vai jogar. Agora se vira’. Isso na quinta-feira. O jogo contra o Bragantino foi em um sábado à noite”, relembrou Everson.

“Talvez, para mostrar que não era protegido. Falar: ‘Trouxe ele, mas estou cobrando no primeiro dia já. Para vocês verem que eu cobro todo mundo igual’. Acho que provavelmente foi isso, porque no primeiro dia de treino eu nem tomei gol e ele me cobrou”, complementou.

Quantro anos após o ocorrido, Everson ostenta status de ídolo do Atlético. Já são 258 jogos e sete títulos com a camisa preta e branca: quatro Campeonatos Mineiros (2021 a 2024), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).

Confira a matéria completa em: noataque.com.br