01/11/2024
18:39

Dorival explica por que não convoca Hulk para a Seleção Brasileira < No Ataque

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira, e Hulk, atacante do Atlético (foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF e Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)

Nome frequentemente pedido por torcedores na Seleção Brasileira, o atacante Hulk ficou de fora de mais uma convocação nesta sexta-feira (1º). Dessa vez, no entanto, o técnico Dorival Júnior explicou a ausência do jogador do Atlético.

O meia Paulo Henrique Ganso, do Fluminense, também foi citado na pergunta do repórter. O treinador elogiou os dois atletas e explicou a ausência de ambos desde que chegou ao comando do Brasil.

“Não tenho problema nenhum com relação à idade dos atletas. As qualidades são muito importantes. São jogadores que nós já conversamos muito a respeito com toda a comissão”, iniciou. 

“Eu ouço muito para que possa tomar as decisões mais acertadas possíveis. De repente um ou outro nome fique de fora, não bata com o que todos pensem, mas temos que ver no sentido global o que queremos para a equipe em determinado momento”, completou.

Dorival disse ainda que conversa frequentemente com o coordenador de seleções, Rodrigo Caetano (ex-Atlético), sobre uma possível convocação de Hulk. Apesar disso, pesa forte concorrência enfrentada pelo atacante do Galo.

“O Hulk eu não tive a oportunidade de trabalhar. O Rodrigo teve e sempre nos trás e aponta coisas muito boas e positivas. Foi questão de momento de repente, de situações. Nós temos aí jogadores despontando muito bem no cenário em funções um pouco diferentes, mas que para o preenchimento você tem que tê-los dentro desse grupo inicial”, explicou Dorival.

O treinador também citou o lateral-direito Danilo como exemplo para justificar que a idade não pesa nas convocações. O atleta da Juventus-ITA esteve presente em todas as convocações da Seleção com Dorival. 

“Não há problema nenhum com relação à idade. O Danilo tem 34 anos (33 na verdade) e está na plenitude, sendo titular de sua equipe, nos dando uma boa resposta, executando uma função um pouco diferente daquela que iniciou a carreira, também como meu atleta no Santos em 2010”, argumentou.

Por fim, o comandante da Seleção Brasileira deixou as portas abertas para uma possível convocação de Ganso e Hulk.

“Nós vamos jogando às vezes com nomes, situações. Pensamos muito nesses nomes falados. De repente mais à frente possam ter novas oportunidades. São jogadores importantes”, afirmou.

Mais chances perto da Copa do Mundo?

Rodrigo Caetano também falou sobre o assunto. Para o coordenador, o momento é de testes, o que torna mais difícil uma convocação de atletas mais experientes. Além disso, o ex-dirigente do Atlético entende que quanto mais próximo da Copa do Mundo, maior a chance desses jogadores serem chamados. 

“Obviamente que o critério nunca é a idade, pelo contrário. Porém, por filosofia, desde que se chegou e se entendeu as Eliminatórias, ela tem o objetivo de classificar a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo e se utilizar desses confrontos sul-americanos para preparar a equipe para uma Copa do Mundo”, disse.

“Quanto mais próximo estivermos de uma Copa do Mundo e esses jogadores que não precisam ser testados, certo? Porque são comprovadamente atletas de um nível superior, e eles estiverem nesse nível, acho que aumenta demais a possibilidade de tê-los em uma Copa do Mundo”, projetou.

Caetano acredita que a Seleção pode contar com jogadores de idade mais avançada, mas isso seria prioridade apenas na Copa do Mundo. 

“Não é excludente, mas é o momento de se observar, se utilizar e fazer uma projeção futura. Mas como são jogadores que não necessitam de qualquer tipo de teste, que eles e outros nessa idade sigam nesse nível de atuação porque daqui a um ano e meio é a Copa. Já é um torneio muito diferente do que estamos enfrentando. Em um torneio você ter jogadores desequilibrantes é o que toda Seleção deseja”, finalizou.

Hulk vive, mais uma vez, uma ótima temporada pelo Atlético. Ele é o artilheiro da equipe no ano, com 19 gols em 44 jogos, além de ter contribuído com 11 assistências. O jogador de 37 anos disputou a Copa do Mundo de 2014 pela Seleção.

No ataque, Dorival optou por convocar Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Igor Jesus (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City), Raphinha (Barcelona) e Vinícius Júnior (Real Madrid). O Brasil enfrentará Venezuela e Uruguai na próxima Data Fifa.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br