O Cruzeiro perdeu a disputa do título da Copa Sul-Americana para o Racing, por 3 a 1, nesse sábado (23/11), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai, e viu um dos caminhos à Copa Libertadores 2025 se fechar. Então, do que a Raposa precisa para se classificar ao principal torneio continental?
Agora, resta apenas uma opção. Se quiser voltar a disputar a Libertadores depois de cinco anos, o Cruzeiro precisa descolar uma vaga pelo Campeonato Brasileiro.
Por enquanto, as sete primeiras colocações da Série A levam as equipes nela posicionadas ao torneio continental. Geralmente, são seis – as quatro primeiras para a etapa de grupos e as duas últimas para a primeira fase.
Nesta temporada, contudo, o G6 virou, pelo menos momentaneamente, G7. Isso porque o Flamengo, que ocupa a quarta colocação, também venceu a Copa do Brasil. No próximo sábado (30/11), caso o Botafogo, atual vice-líder, conquiste a Libertadores diante do Atlético, o recorte passará a ser G8.
Atualmente, o Cruzeiro ocupa a sétima posição na tabela de classificação da Primeira Divisão, com 47 pontos – 13 vitórias, oito empates e 13 derrotas. Os comandados pelo técnico Fernando Diniz precisam, portanto, encerrar a participação na competição entre os sete primeiros.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Raposa tem 30,2% de chance de jogar a Libertadores no próximo ano.
Próximos jogos do Cruzeiro
Em busca do que se tornou o principal objetivo da temporada após o tropeço na final da Sul-Americana, o Cruzeiro tem quatro jogos pela frente – 12 pontos em disputa.
- Cruzeiro x Grêmio – 27/11 – 21h – Mineirão, Belo Horizonte
- Bragantino x Cruzeiro – 1º/12 – 18h30 – Nabizão
- Cruzeiro x Palmeiras – 4/12 – a definir – Mineirão
- Juventude x Cruzeiro – 8/12 – a definir – Alfredo Jaconi
A notícia Do que o Cruzeiro precisa para se classificar à Copa Libertadores? foi publicada primeiro no No Ataque por Sofia Cunha