O Athletic busca a promoção inédita para a Série B do Campeonato Brasileiro. Veja a seguir do que a equipe mineira precisa para assegurar a vaga na Segunda Divisão Nacional.
O time de São João del-Rei ficou em segundo lugar na primeira fase da Série C, disputada em pontos corridos e turno único. Assim, foi um dos oito clubes que avançaram aos quadrangulares do acesso.
Athletic na 1ª fase da Série C: 2º lugar, com 40 pontos (12 vitórias, 4 empates, 3 derrotas; 39 gols marcados, 21 sofridos)
Na segunda fase, as equipes são dividas em dois grupos de quatro (B e C) e se enfrentam em seis rodadas. Os dois primeiros colocados de cada chave garantem a promoção.
A Ferroviária-SP está na liderança do Grupo C, com sete pontos. Já o Athletic ocupa a segunda posição, com quatro pontos. Em terceiro lugar está o Ypiranga-RS, com três, e o lanterna do grupo é o Londrina, com um.
Campanha do Athletic
No primeiro jogo da segunda fase, em 2 de setembro, o Athletic superou o Londrina por 3 a 2, no Estádio do Café, no Paraná.
Na partida seguinte, em 7 de setembro, a equipe mineira empatou com o Ypiranga-RS por 0 a 0, na Arena Sicredi, em São João del -Rei.
Na terceira rodada, em 16 de setembro, o Esquadrão foi superado pela Ferroviária-SP, por 3 a 2, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
Próximos jogos
Na próxima segunda-feira (23/9), às 20h, o Athletic mede forças contra a Ferroviária, na Arena Sicredi, pela quarta rodada da Série C.
Em 28 de setembro, às 20h, o time mineiro duela com o Ypiranga-RS, no Colosso da Lagoa, no Rio Grande do Sul, pela quinta rodada.
Na sexta e última rodada da segunda fase, o Esquadrão enfrenta o Londrina, na Arena Sicredi, em 5 de outubro, às 17h30.
Outros confrontos
- Ypiranga-RS x Londrina (22/9) – quarta rodada
- Londrina x Ferroviárias (29/9) – quinta rodada
- Ferroviária x Ypiranga-RS (5/10) – sexta rodada
Promoção para Série B
Para garantir o acesso à Série B, o Athletic deve no mínimo se manter em segundo no Grupo C. Como tem vantagem de um ponto sobre o terceiro colocado e de três para o quarto, o time não precisa, ao menos no momento, contar com tropeços dos adversários.
Os duelos diretos com as equipes fora da zona de classificação podem ser determinantes para a promoção do time mineiro.
O Ypiranga-RS é o clube que, matematicamente, mais ameaça a vaga do Athletic. Porém, se o Athletic vencer duas partidas, chega a 10 pontos e elimina qualquer chance de perder a vaga por causa do número de vitórias.
Entretanto, em caso de triunfos do time gaúcho e tropeços da equipe mineira, o Athletic pode cair para o terceiro lugar.
Já em um cenário em que consiga alcançar a primeira colocação, o clube de São João del-Rei sobe de divisão e também se classifica para a final da Série C.
Linha do tempo do Athletic
Embora tenha sido fundado em 1909, o Athletic passou por muitos anos no futebol amador e só retornou ao profissional em 2018 (antes, houve um breve período na década de 1960).
Com empresários à frente da Sociedade Anônima do Futebol, o Esquadrão conseguiu resultados expressivos em curto prazo. Veja a linha do tempo dos últimos seis anos.
- 2018 – vice-campeão da Segunda Divisão do Mineiro
- 2020 – vice-campeão do Módulo II do Mineiro
- 2022 – terceiro colocado do Campeonato Mineiro
- 2023 – terceiro colocado do Campeonato Mineiro
- 2023 – terceiro colocado na Série D do Brasileiro
- 2024 – 2ª fase da Copa do Brasil
- 2024 – 2ª fase da Série C do Brasileiro (em disputa)
A notícia Do que o Athletic precisa para subir à Série B? foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque.