Goleiro do Atlético, Robert Alves deverá ser o titular da Seleção Brasileira que inicia a disputa do Sul-Americano Sub-20 nesta sexta-feira (24/1), às 20h30 contra a Argentina, no Estádio Misael Delgado, em Valencia, na Venezuela.
Para Erasmo Damiani, gerente de base do Galo, o jogador está em uma grande vitrine do futebol mundial. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o dirigente relatou a possibilidade que clubes europeus façam propostas pelo jovem de 19 anos a depender do desempenho na competição.
“Vamos ver como vai ser o desempenho do Robert amanhã (hoje) começa o Sul-Americano Sub-20. Se ele for bem demais, pode ser que nem apareça mais aqui, no profissional, porque o Sul-Americano, eu participei de alguns, em 2017 nós tivemos seis, sete jogadores que foram vendidos pós-Sul-Americano, sem sequer chegar a pisar no profissional das suas equipes”.
Erasmo Damiani, gerente de base do Atlético
Atlético está ‘blindado’
Titular do time sub-20 do Atlético, Robert chegou ao clube em 2019. Ele tem contrato até 30 de junho de 2027 e uma multa de 18 milhões de euros para clubes do exterior (R$ 113,4 milhões). Já para o mercado nacional o valor é de 50 milhões de euros (R$ 315 milhões).
O goleiro já despertou interesse de clubes da Europa e dos Estados Unidos. No entanto, segundo apurou a reportagem, ainda não recebeu nenhuma proposta oficial.
O empresário dele é Juliano Rodrigues, da Sintetic Bool – o mesmo que levou Savinho à base do Atlético.
Robert no profissional do Atlético?
Com o empréstimo de Matheus Mendes para o América, a tendência é que Robert seja promovido ao profissional. Além de Everson, o Galo conta com Gabriel Delfim e Átila no elenco.
“Então, é um planejamento sim (Robert subir para o profissional). Daqui a pouco, pode ser que com a saída do Matheus Mendes para se desenvolver e jogar, pensando no Delfim (como reserva), o Robert pode ser um terceiro goleiro”, explicou Erasmo Damiani.
“Então, se o Everson não puder jogar, o Delfim não vai comprometer, e o reserva, se for o Robert, não vai comprometer, o Pedro Cobra também não. Então existe essa segurança”, completou o gerente.
Robert tem 1,91m e é natural de São Bernardo do Campo. Ele disputou a Copinha de 2024 pelo Galo e já até treinou com o time principal do Brasil, sob os olhares de Taffarel, ex-goleiro do Atlético e tetracampeão mundial.
Além dele, o atacante Alisson está convocado para defender a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20.