Desempenhando a função de diretor pela primeira vez no Brasil, Kleberson tem como inspiração para o cargo o treinador mais vencedor do futebol mundial. Em apresentação nesta segunda-feira (24/6), o pentacampeão citou as próprias capacitações que adquiriu fora das quatro linhas e mirou alto.
Desde quando se aposentou, em 2016, Kleberson se dedicou aos estudos no futebol para chegar ao cargo de diretor. Ele adquiriu licenças Pro da CBF, Pro Conmebol e Senior US Soccer. Contudo, o ex-jogador destacou a experiência com um grande ícone do futebol – Alex Ferguson, ídolo do Manchester United.
“Eu sempre digo que a maior experiência que a pessoa pode ter assim é com vivência. Eu tive a oportunidade de trabalhar com um grande gestor no futebol, que foi o Sir Alex Ferguson. Ele realmente é uma pessoa, um manager que organiza todas as partes do clube. Tem todo o carinho com os jogadores, com os funcionários, com a própria comissão. Então isso me deu uma visão muito boa”, contou.
Ferguson é o técnico com mais conquistas no futebol mundial, com 49 títulos ao longo de 39 anos de carreira, sendo 27 deles conquistados à frente do United. Kleberson foi comandado por Ferguson nas temporadas 2003/2004 e 2004/2005, quando esteve no clube inglês. Por lá, foi campeão da Copa da Inglaterra e da Supercopa da Inglaterra.
Em coletiva, o ex-jogador também destacou a experiência que teve nos Estados Unidos como guinada para o desempenho de diretor técnico, que exercerá no Coelho.
“Esse tempo, esse período que eu vivi de 11 anos nos Estados Unidos, também me deu uma bagagem muito boa nessa parte de gestão. E a gestão é você compreender as pessoas, é tentar tirar o melhor dessas pessoas, capacitar elas a chegarem no lugar onde às vezes eles não almejam. Então junto com a América, junto com o Fred, junto com outras pessoas que trabalham dentro do clube, a gente vai tentar fazer de tudo para que a gente possa alcançar os objetivos que o clube tem na temporada”, falou.
Vai trabalhar no captação de jogadores?
Atualmente, o América conta com Fred Cascardo como principal figura no departamento de futebol, responsável pela captação de jogadores e todas as negociações envolvendo atletas.
A função de Kleberson, que estará ligada aos bastidores, contudo, também terá espaço na questão. O ex-meio-campista será como um ‘mentor’ e ‘analista’ nas situações de mercado, para ajudar o clube na assertividade das contratações.
“Eu acho que eu vou trazer para o América um olhar diferente. Nós temos o nosso diretor, o Fred, que é capacitadíssimo para a busca de jogadores. Nós temos o nosso treinador, que também indica jogadores que ele deseja. Na realidade, é o meu olhar. Eu vou procurar passar um olhar mais clínico, conversar, explicar sobre as situações, entender como eram as competições que eu jogava antigamente, entender o perfil do jogador”
“A gente vai tentar trabalhar junto com a metodologia do clube para criar jogadores com perfis para trazer para cá, para o América. Então, tudo isso eu vou ajudar aconselhando as pessoas para escolher os jogadores”, contou.