(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O Cruzeiro encerrou as preparações para encarar o América, neste sábado (22/2), no Independência, às 16h30, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. A principal dúvida sobre a escalação de Leonardo Jardim diz respeito à utilização ou não de Matheus Pereira. Veja, a seguir, os prováveis atletas que vão a campo e quais os desfalques celestes.
Cruzeiro e América empataram por 1 a 1 no confronto de ida, no Mineirão, no último domingo (16/2). Nova igualdade leva a disputa aos pênaltis, e o time que vencer por qualquer resultado avança. Diante deste cenário, a tendência é que ambos os treinadores entrem com força máxima. Mas e Leonardo Jardim, vai acionar o camisa 10, quem já considerava indisponível?
Matheus Pereira joga?
Matheus Pereira esteve fora dos planos do comandante por algumas horas. Isso porque o meio-campista, assim como a diretoria celeste, havia aceitado oferta enviada pelo Zenit, da Rússia. Além de acenar positivamente à proposta, realizou exames médicos e foi aprovado. Contudo, desistiu de assinar o contrato instantes antes do fechamento da janela de transferência do país europeu e optou por permanecer na capital mineira.
Em meio ao imbróglio, Leonardo Jardim já pensava em como substituir o ‘maestro’ da Raposa. Agora, o tem à disposição, como salientado pelo próprio clube. Matheus Pereira deve ser relacionado, mas, apesar de carregar o status de titular absoluto, pode começar no banco.
Provável escalação do Cruzeiro
A Raposa tem três baixas conhecidas para o clássico. Estão no departamento médico o zagueiro João Marcelo (sofreu lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e passou por cirurgia), o meio-campista Japa (trata lesão no tendão da coxa esquerda) e o atacante Juan Dinenno (recupera-se de cirurgia no ligamento do joelho direito, realizada em agosto de 2024).
O atacante Kaio Jorge, que por tempo considerável realizou atividades individuais, foi relacionado para o jogo de ida e deve novamente estar à disposição. O também atacante Lautaro Díaz pode ser novidade. Fora do primeiro confronto enquanto treinava para aprimorar o físico, participou da rotina de treinamentos do clube com os companheiros. Recém-chegado e com condições de jogo, o zagueiro Mateo Gamarra pode integrar a lista pela primeira vez.
Neste contexto, Leonardo Jardim deve escalar o Cruzeiro com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique, Eduardo; Dudu, Marquinhos (Matheus Pereira) e Gabigol.