19/11/2024
08:18

Decisão contra Racing será ‘prova final’ de estratégia ousada do Cruzeiro

Decisão contra Racing será ‘prova final’ de estratégia ousada do Cruzeiro

Decisão contra Racing será ‘prova final’ de estratégia ousada do Cruzeiro (Diniz tem duas vitórias no comando do Cruzeiro em nove jogos)

A decisão da Copa Sul-Americana diante do Racing, da Argentina, neste sábado (23/11), às 17h, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai, será a ‘prova final’ de uma estratégia ousada do Cruzeiro. Motivada pela sequência de resultados ruins no Campeonato Brasileiro, em 23 de setembro, a diretoria celeste decidiu mudar o comando técnico da equipe mesmo com o bom desempenho na competição continental.

Dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube mineiro, Pedro Lourenço optou por encerrar o trabalho de Fernando Seabra antes do término do contrato. O treinador vinha sofrendo com a oscilação do time na temporada. Nos últimos 10 jogos sob o comando do profissional de 47 anos, o Cruzeiro venceu apenas três, empatou quatro e perdeu três.

A demissão de Seabra era um desejo de parte da torcida, que não aceitou a derrota para o time reserva do São Paulo (1 a 0), no Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 15 de setembro, pelo Brasileirão. O treinador ouviu vaias e foi chamado de “burro”.

O que deu sobrevida ao técnico foi a campanha na Sul-Americana. Aos trancos e barrancos Cruzeiro chegou às quartas de final do torneio e abriu vantagem na disputa. Seabra deixou o cargo com o time muito perto de garantir vaga na semifinal, já que havia vencido o jogo de ida contra o Libertad, por 2 a 0, no Defensores del Chaco, em Assunção.

Antes, o Cruzeiro havia eliminado o Boca Juniors, da Argentina, em emocionante disputa por pênaltis nas oitavas de final.

A estratégia ousada do Cruzeiro

A aposta de Pedrinho para a remontada do Cruzeiro na temporada foi em um treinador com histórico recente de título. O gestor contratou Fernando Diniz, atual campeão da Copa Libertadores com o Fluminense, para dar continuidade ao projeto.

A missão de Diniz continuou sendo a mesma imposta a Seabra: classificar a Raposa à Libertadores de 2025, seja via Campeonato Brasileiro ou com o título da Sul-Americana. No entanto, a forma mais viável para que o objetivo seja cumprido foi se tornando mais real pelo torneio internacional.

Diniz estreou no comando do Cruzeiro com o ‘pé direito’. Apesar de não ter vencido seu primeiro jogo, o comandante garantiu o avanço do time à semifinal diante do Lanús, da Argentina. A Raposa ficou no empate por 1 a 1 com o Libertad, no Mineirão, na partida de volta, e se classificou.

Raposa apostou tudo na Sul-Americana

Apesar de ter avançado de fase com o Cruzeiro logo de cara no torneio continental, Diniz não teve o começo de trabalho esperado no clube. O treinador acumulou quatro empates e duas derrotas nos seis primeiros jogos. Desses, quatro (duas igualdades e dois reveses) foram no Brasileirão.

O Cruzeiro viu a situação apertar na tabela, já que o time celeste ficou estagnado na casa dos 40 pontos, se desgarrou do grupo de classificação à Libertadores e caiu para a oitava posição. Por esse motivo, a Sul-Americana passou a ser o foco.

A primeira vitória de Diniz só veio na sétima partida do treinador, um mês depois de ser contratado. E o resultado foi o mais importante da temporada, já que o Cruzeiro conseguiu chegar na final.

Depois de empatar por 1 a 1 com o Lanús, no Mineirão, no jogo de ida da semifinal, a Raposa derrotou o adversário por 1 a 0, em La Fortaleza, na região metropolitana de Buenos Aires, e avançou à decisão. O atacante Kaio Jorge foi o responsável pelo tento da vitória.

Racing x Cruzeiro no Paraguai

A estratégia ousada do Cruzeiro será colocada à prova pela última vez neste sábado (23/11). Para chegar bem para a decisão diante do Racing, Diniz deve poupar os jogadores titulares no próximo compromisso estrelado antes da final.

O Cruzeiro enfrentará o Corinthians, nesta quarta-feira (20/11), às 11h, na Neo Química Arena, pela 34ª rodada da Série A. Os mineiros (sétimo, com 47 pontos) estão em situação mais tranquila após a vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma, no Mineirão, antes da parada do torneio nacional para os compromissos da Data Fifa.

Logo após a partida em São Paulo, a delegação celeste partirá em voo fretado rumo a Assunção. Por uma norma da Conmebol, o Cruzeiro precisa chegar à capital paraguaia 72 horas antes da final.

A notícia Decisão contra Racing será ‘prova final’ de estratégia ousada do Cruzeiro foi publicada primeiro no No Ataque por Luiz Henrique Campos

Confira a matéria completa em: noataque.com.br