O Cruzeiro inicia, nesta quarta-feira (27/11), o que se tornou a batalha mais importante da temporada: buscar uma vaga na Copa Libertadores 2025. Para disputar o torneio continental no próximo ano, um acalento: a Raposa só depende de si. Aí está a importância do triunfo sobre o Grêmio, às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A meta do Cruzeiro é terminar o Campeonato Brasileiro entre os sete primeiros. Só assim se classificará à Libertadores. Atualmente na sétima colocação, com 47 pontos, a Raposa precisa administrar a vantagem que tem sobre os outros adversários. Ou seja, se triunfar nos quatro duelos restantes, tem espaço garantido na competição.
Ameaças ao Cruzeiro
Hoje, Bahia, em oitavo lugar, e Corinthians, em nono, são as principais ameaças ao Cruzeiro. Ambos têm a mesma quantidade de pontos que a Raposa – e um jogo a mais -, mas ficam para trás no saldo de gols (Bahia) e no número de vitórias (Corinthians).
Portanto, se o Cruzeiro perder para o Grêmio por dois gols de diferença, pode ser ultrapassado pelos baianos ainda nesta quarta-feira. Passaria, então, a não depender só de si para se classificar à Libertadores – tropeços do Bahia seriam fundamentais.
Sequência do Cruzeiro no Brasileiro
A sequência da Raposa na Série A não é simples. Depois de receber o Grêmio, visita o Bragantino, no Nabizão, em Bragança Paulista, em 1º de dezembro, às 18h30, pela 36ª rodada.
O último jogo do Cruzeiro em casa é diante do Palmeiras, que briga pelo título do Brasileiro. As equipes medem forças em 4 de dezembro, em horário ainda não confirmado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pela 37ª rodada. Por fim, o clube celeste se despede da competição em 8 de dezembro, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi.
- Leia também: Atleta do Cruzeiro faz post enigmático, e torcedores reagem: ‘Se acha maior que o clube’
Retrospecto dentro e fora de casa
Na reta final da Primeira Divisão, a Raposa tem dois jogos em casa e dois fora. O retrospecto como mandante é animador: 10 vitórias, quatro empates e três derrotas, o que configura um aproveitamento de 66,6%. Como visitante, a campanha não é boa: apenas três triunfos, quatro igualdades e 10 tropeços – 25,4%.
Classificação do Brasileiro – até a 12ª colocação
- Palmeiras – 70 pontos, 21 vitórias, sete empates, sete derrotas
- Botafogo – 70 pontos, 20 vitórias, 10 empates e cinco derrotas
- Internacional – 65 pontos, 18 vitórias, 11 empates e seis derrotas
- Fortaleza – 64 pontos, 18 vitórias, 10 empates e seis derrotas
- Flamengo – 62 pontos – 18 vitórias, oito empates e oito derrotas
- São Paulo – 59 pontos, 17 vitórias, oito empates e 10 derrotas
- Cruzeiro – 47 pontos, 13 vitórias, oito empates e 13 derrotas SG: 2
- Bahia – 47 pontos – 13 vitórias, oito empates e 14 derrotas
- Corinthians – 47 vitórias – 12 vitórias, 11 empates e 12 derrotas
- Atlético – 44 pontos, 10 vitórias, 14 empates e 11 derrotas
- Vasco – 43 pontos, 12 vitórias, sete empates e 16 derrotas
- Vitória – 42 pontos, 12 vitórias, seis empates e 17 derrotas
A notícia De olho na Libertadores: a importância da vitória do Cruzeiro sobre o Grêmio no Brasileiro foi publicada primeiro no No Ataque por Sofia Cunha