Treinador mais vitorioso da história do Atlético, Cuca subirá em um importante ranking do clube mineiro se cumprir o contrato com o clube – válido até dezembro de 2026. No momento, o paranaense é o quarto técnico com mais jogos à frente do Galo.
A contratação de Cuca foi anunciada pelo Atlético na noite do último domingo (29/12). O profissional retorna a Belo Horizonte para a quarta passagem dirigindo o time alvinegro.
Anteriormente, o treinador havia comandado o Galo entre 2011 e 2013, em 2021 e também no segundo semestre de 2022. Até então, a parceria entre as partes resultou em três títulos do Campeonato Mineiro (2012, 2013 e 2021), um da Copa Libertadores (2013), um do Campeonato Brasileiro (2021) e um da Copa do Brasil (2021).
Na somatória das três passagens, Cuca dirigiu o Atlético em 245 jogos, com 135 vitórias, 55 empates e 55 derrotas. O aproveitamento geral é de 62,5%.
A trajetória de idas e vindas com o Atlético coloca Cuca na quarta posição do ranking de técnicos com mais jogos à frente do clube mineiro. Ele fica atrás de outros três grandes nomes vinculados ao Galo.
Os técnicos que mais dirigiram o Atlético
- 1º – Telê Santana: 434 jogos
- 2º – Procópio Cardozo: 328 jogos
- 3º – Levir Culpi: 320 jogos
- 4º – Cuca: 245 jogos
- 5º – Barbatana: 227 jogos
A projeção para que Cuca suba no ranking
Cuca só deve ganhar novas posições no ranking se permanecer no Atlético ao menos até meados de 2026. Isso porque, ainda que conduza campanhas expressivas em todas as competições no ano que vem, o paranaense não deve atingir o número necessário para igualar ou superar Levir Culpi neste levantamento.
Em projeção conservadora, o Atlético fará ao menos 53 jogos oficiais na próxima temporada. Na pior das hipóteses, seriam oito compromissos pelo Campeonato Mineiro, um pela Copa do Brasil, seis pela Copa Sul-Americana e 38 pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Já em projeção otimista, caso o Galo “repita” 2024 e alcance todas as finais possíveis, a equipe alvinegra terá 77 partidas oficiais em 2025. Seriam 12 jogos pelo Estadual, outros 12 pela Copa do Brasil, 15 pela Copa Sul-Americana e 38 pelo Brasileirão.
Nesta estimativa, Cuca chegaria a 322 duelos sob direção do time alvinegro e superaria Levir no ranking. A improbabilidade do cenário, de toda forma, indica que o feito só deve ser alcançado nos primeiros meses de 2026.
Cuca e Atlético querem escrever “nova história”
Cuca e Atlético almejam voltar a construir um projeto de longo prazo mais de uma década após o primeiro capítulo da parceria entre as partes. Nos últimos anos, o treinador teve dificuldades em engatar trabalhos longevos e abandonou alguns dos clubes que treinou por decisões pessoais.
O último projeto de dois anos de Cuca ocorreu no Shandong Taishan, da China, entre 2015 e 2016. Desde então, o paranaense não permaneceu por mais de uma temporada nos trabalhos que conduziu à frente de Palmeiras, Santos, São Paulo, Atlético (duas vezes), Corinthians e Athletico-PR.
A última empreitada da carreira do profissional de 61 anos, no Furacão, durou apenas três meses e teve fim em junho. Cuca pediu demissão do clube paranaense após 23 jogos, tendo somado 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.