(foto: Pedro Souza/Atlético)
Pouco aproveitado no histórico ano de 2021 para o Atlético, o volante Alan Franco parece viver novos ares sob o comando de Cuca. Desde que o técnico retornou ao clube, o equatoriano tem sido titular e aproveitado até mesmo em uma nova função.
Há quatro anos, Franco foi reserva da dupla Jair e Allan no Galo. Com o time ‘voando’, o atleta entrou em campo apenas 15 vezes na temporada, sendo três como titular, e viu do banco de reservas a equipe conquistar as taças do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Mas Cuca dá indícios que tem maior confiança no equatoriano no começo da atual temporada. O camisa 21 do Galo iniciou todas as partidas em 2025 e não foi substituído em nenhuma das quatro oficiais no Estadual.
A última delas foi na vitória do Atlético por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no domingo (9/2), no Mineirão, pela sétima rodada do Mineiro. Assim como nos outros jogos da competição, Franco atuou como primeiro volante ao lado de Gabriel de Menino.
Após a partida, Cuca relembrou a pouca utilização do equatoriano em 2021, mas disse que já admirava a postura do atleta desde aquela época.
![Franco - (foto: Pedro Souza / Atlético) Franco - (foto: Pedro Souza / Atlético)](https://valedoaco.news/wp-content/uploads/2025/02/1739266615_49_Cuca-revela-pedido-de-jogador-do-Atletico-para-ter-mais.jpg)
“O Alan Franco, em 2021, jogou duas ou três partidas só, mas ele demonstrava ser um cara extremamente importante. Quando eu dava treino específico eu sempre via ele conversando com algum menino, instruindo, mesmo não jogando. E isso me marcou muito. É um líder sem jogar”, afirmou o treinador.
Cuca também revelou que teve uma conversa com Franco quando reassumiu o Atlético. Segundo o técnico, o volante pediu para ter mais oportunidades neste reencontro entre eles.
“Eu falei com ele isso quando vim. Ele agradeceu, mas disse: ‘eu quero jogar um pouco mais’. Eu disse que ele iria jogar e está jogando, indo bem. Ele se firmou como primeiro volante. Podemos melhorar um pouco mais nossa saída, e vamos trabalhar para isso, e ele deu essa condição”, contou.
Alan Franco no Atlético
Sem oportunidades com Cuca em 2021, Franco foi emprestado ao Charlotte FC-EUA e Talleres-ARG antes de retornar ao Atlético em 2023. Desde então, tem tido a confiança de todos os técnicos que trabalharam na Cidade do Galo.
O equatoriano soma 121 jogos com a camisa alvinegra e três gols. O contrato dele com o clube se encerra em dezembro de 2025.