Depois de uma etapa inicial intensa, com várias chances de gols, o Atlético caiu em performance no segundo tempo da vitória sobre o Athletic, por 1 a 0, nessa terça-feira (4/2). Em entrevista coletiva no Mineirão, em Belo Horizonte, Cuca apontou razões para essa queda de desempenho do Galo durante o duelo pela sexta rodada do Campeonato Mineiro.
O Atlético criou boas oportunidades de balançar as redes nos primeiros 45 minutos do jogo contra o Athletic, mas só viu o placar do duelo ser inaugurado já nos acréscimos, com Hulk. O atacante recebeu belo passe em profundidade de Gustavo Scarpa, driblou o goleiro Jefferson e marcou pela 53ª vez no “novo Mineirão”.
“Um primeiro tempo com uma intensidade muito grande nossa, domínio do jogo, percentual de posse de bola e muitas finalizações, chances claríssimas. Fizemos um gol, poderíamos ter feito o segundo e o terceiro. Tivemos o controle do jogo. O Athletic teve uma ou duas chances apenas no primeiro tempo, mas um jogo de grande intensidade de nossa parte”, valorizou Cuca.
Queda do Atlético no segundo tempo
Para Cuca, a baixa na produtividade do Atlético na etapa complementar se deu especialmente pelo aspecto físico. Na avaliação do treinador paranaense, o contexto do jogo também fez com que o Galo adotasse postura mais precavida, mas a diferença de preparo em relação ao adversário foi o que mais pesou.
“É natural, mesmo você querendo que mantenha isso no segundo tempo, não conseguir. Por diversos fatores: o próprio resultado… É o quarto jogo em 10 dias, junto de uma viagem de quase um dia (aos Estados Unidos). Então, não tem como você cobrar do jogador para ele ter uma intensidade sendo que ele não vai conseguir – por mais que você faça as cinco alterações. Vão ficar ainda seis jogadores dentro que estão nesse contexto, que é o desgaste. Eles não estão preparados ainda para um jogo de 90 minutos de intensidade”, analisou.
“O Athletic já está mais preparado. Já fez uma pré-temporada mais adequada, já está com ritmo de jogo e um entrosamento melhor do que o nosso. Até por isso, o segundo tempo do Athletic eu acho que foi um pouco melhor do que o nosso – não muito melhor. Teve um controle um pouco maior das ações, mas as chances mais claras ainda foram nossas. Bola bateu na cabeça do goleiro, perdemos chances claras na frente. Enquanto eles tiveram situações assim, mas não aquela chance clara que você sente que vai empatar”, prosseguiu Cuca.
O comandante alvinegro, de toda forma, voltou a valorizar o triunfo. “Nós nos postamos bem e administramos o resultado. A gente sai muito feliz. Agora você tem quatro dias para descansar e ir intercalando com o trabalho também, para domingo fazer outro jogo decisivo. Esse jogo era também de caráter decisivo”, disse.
Atlético no Campeonato Mineiro
Com a vitória sobre o Athletic, o Atlético chegou aos 10 pontos e assumiu ainda que provisoriamente a liderança do Grupo A do Campeonato Mineiro. Agora, o Galo “seca” Betim e Tombense para confirmar a ponta da chave após o encerramento da sexta rodada.
Na sétima rodada, o Atlético terá clássico contra o arquirrival Cruzeiro, novamente no Mineirão – mas com mando da Raposa. A bola rolará no Gigante da Pampulha às 16h do domingo (9/2).