A juíza Cláudia Aparecida Coimbra Alves, da 11ª Vara Cível de Belo Horizonte, entendeu que compete às Varas de Fazenda Pública julgar o caso no qual o governo de Minas Gerais solicita torcida única no jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, nesta quarta-feira (4/12), às 21h30, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.
A ação, protocolada com pedido de urgência, foi redistribuída e tramita na 1ª Vara de Fazenda Pública, ainda sem previsão de quando será julgada.
O estado de Minas Gerais e o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) solicitam na ação a realização do jogo com torcida única do clube mandante (Cruzeiro) e também o impedimento da presença nos estádios de todo território nacional da torcida organiza Mancha Verde, pelo período de dois anos.
Na liminar do governo, em caso de descumprimento, há o pedido para que a CBF seja condenada ao pagamento de um milhão de reais, a título de dano moral coletivo, a ser revertido para Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.
Cruzeiro x Palmeiras: jogo sem torcida no Mineirão
No último domingo (1/12), a CBF determinou que a partida entre Cruzeiro e Palmeiras, em Belo Horizonte, não terá a presença de público.
A decisão tomada pela CBF partiu de uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais para proibir a presença de palmeirenses no estádio. O órgão sugeriu a realização do jogo somente com cruzeirenses nas arquibancadas por causa dos episódios de violência entre torcedores dos clubes.
Em outubro, integrantes da Mancha Verde, organizada do Palmeiras, fizeram emboscada contra membros da Máfia Azul, que apoiam o Cruzeiro. A briga na Rodovia Fernão Dias, em Mariporã (SP), provocou a morte de um torcedor mineiro – carbonizado dentro de um ônibus incendidado – e deixou 12 feridos.
A CBF, porém, optou por manter o princípio de isonomia, visto que no duelo da 18ª rodada do Brasileirão, em São Paulo, havia cruzeirenses no Allianz Parque. O próprio Palmeiras apontou esse fato ao justificar sua posição contrária à presença de torcida única. A diretoria alviverde chegou a sugerir que a partida ocorresse em outro estado.
Objetivos de Cruzeiro e Palmeiras
Nono colocado do Campeonato Brasileiro, com 49 pontos, o Cruzeiro busca a vitória para chegar ao grupo de classificação à Copa Libertadores de 2025. A Raposa depende das próprias forças para garantir vaga no torneio.
Já o Palmeiras, vice-líder do Brasileirão, com 70 pontos, ainda sonha com o título. Atual bicampeão da Série A, o Verdão precisa vencer e torcer por tropeço do Botafogo, primeiro colocado, com 73 pontos, nas rodadas finais.
A notícia Cruzeiro x Palmeiras: juíza repassa ação sobre presença de público foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque