O Cruzeiro terá uma boa oportunidade de quebrar o jejum de cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. Apoiada por mais de 50 mil torcedores, a Raposa enfrenta o lanterna Atlético Goianiense neste domingo (1º/9), a partir das 11h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 25ª rodada.
Para sair do sétimo da tabela, o time celeste precisa vencer o Dragão e torcer por tropeço do Bahia diante do RB Bragantino, fora de casa. O Tricolor de Aço está na sexta posição, com 39 pontos – um a mais que o Cruzeiro.
Desde que venceu o Botafogo por 3 a 0, na 20ª rodada, a Raposa emendou uma sequência negativa. Além de não ter conseguido os resultados, a equipe oscilou em performance e se distanciou dos primeiros colocados da Série A. Os mineiros perderam até mesmo a vaga no G6.
A sequência é de três empates e duas derrotas contra Internacional (1 a 0 e 0 a 0), Vitória (2 a 2), Atlético (0 a 0) e Fortaleza (2 a 1). O único triunfo do Cruzeiro nesse período foi por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, no Mineirão, na volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Desfalques são problema para o time, que terá mudanças em relação ao empate sem gols com o Colorado, na quarta-feira, em partida atrasada da quinta rodada. O técnico Fernando Seabra tem problemas principalmente no ataque, setor que está escasso de opções.
Um fator que pode animar os cruzeirenses é a invencibilidade no Mineirão. Desde que Seabra foi contratado, em abril, a Raposa nunca perdeu no estádio. Retrospecto de nove vitórias e três empates por Brasileirão e Sul-Americana.
Já o Atlético-GO chega ao confronto motivado pelo desempenho recente. Apesar de não ter deixado a última posição, o Dragão venceu Inter (1 a 0) e Juventude (2 a 1) em casa nas últimas duas rodadas.
Tabela do Brasileirão
- Cruzeiro é o sexto colocado com 38 pontos – 11 vitórias, cinco empates e oito derrotas
- Atlético-GO é o 20º colocado com 18 pontos – quatro vitórias, seis empates e 14 derrotas
Cruzeiro x Atlético-GO: onde assistir
A partida será transmitida na manhã de domingo via pay-per-view e streaming pelo Premiere.
Cruzeiro x Atlético-GO: prováveis escalações
Cruzeiro
Seabra vem lidando com várias ausências devido a condições clínicas. O técnico não poderá contar com vários nomes no ataque, e ainda perdeu mais uma opção por causa de negociações. Arthur Gomes não foi relacionado pois negocia com o Dínamo Moscou, da Rússia.
Na defesa as trocas serão simples. Com William livre de suspensão e de volta à lateral direita, Zé Ivaldo retornará ao seu posto na zaga. Com isso, Lucas Villalba perde o posto de titular.
Lucas Romero é outro que está disponível para atuar após cumprir pena por acúmulo de cartões amarelos. O volante deve assumir vaga que foi ocupada por Walace no meio-campo.
Na parte ofensiva, devido aos vários desfalques, Seabra terá poucas opções. Álvaro Barreal se recuperou de dores no tornozelo esquerdo e está disponível. Titular absoluto, o meia-atacante deve voltar à escalação após ser ausência por um jogo.
A dúvida é sobre o papel que Barreal desempenhará no time. Caso fique no setor central, Seabra terá que colocar o jovem Tevis, de 18 anos, para estrear no ataque. Se Álvaro ficar na linha de frente, Japa ou Vitinho devem assumir um papel no meio-campo.
- Provável escalação: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Walace), Matheus Henrique e Álvaro Barreal; Matheus Pereira, Tevis (Japa ou Vitinho) e Kaio Jorge
- Desfalques: Gabriel Veron (preparação física), Lautaro Díaz (desgaste físico), (Juan Dinenno (cirurgia no joelho direito) e Rafa Silva (lesão no joelho direito)
Atlético-GO
Assim como o Cruzeiro, o Atlético-GO tem várias peças indisponíveis para o duelo no Mineirão. Umberto Louzer terá que fazer fazer três mudanças nos 11 iniciais do Dragão.
Os atacantes Bruno Tubarão e Janderson estão suspensos para a partida. Outros três nomes estão no departamento médico e não viajaram para BH.
- Provável escalação: Ronaldo; Maguinho (Rafael Haller), Adriano Martins, Luiz Felipe e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas, Gabriel Baralhas, Rhaldney e Joel Campbell; Alejo Cruz e Luiz Fernando.
- Desfalques: Bruno Tubarão (suspenso), Janderson (suspenso), Derek (problema muscular na coxa esquerda), Pedro Henrique (problema muscular na coxa esquerda), Jan Hurtado (problema muscular na coxa direita) e Alix Vinícius (transição física).
Cruzeiro x Atlético-GO: personagens
“As pessoas precisam ter consciência que o futebol é feito de gente. Gente se esforça, se desgasta e precisa se recuperar e estar inteira em condições de competir novamente. E nós estamos competindo sem isonomia em relação aos adversários. E não é você competir sem isonomia no início da faculdade, já estamos indo para os últimos três meses da temporada. Existe um desgaste muito grande. Oscilação nesse tipo de cenário vai acontecer, mas eu prefiro estar classificado na Sul-Americana do que eliminado”
Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro
“(Tivemos) mais uma semana aberta. Procuramos aproveitar bastante, seja na recuperação dos atletas ou na aquisição daquilo que acreditamos ser preciso para nos tornarmos uma equipe melhor. Demos foco nesses dois aspectos. Vindo de duas vitórias, você traz uma confiança maior para o atleta. Foram duas vitórias que nos levam a campo mais confiantes. Mas há muitas coisas a melhorar. Isso que trabalhamos”
Umberto Louzer, técnico do Atlético-GO
Cruzeiro x Atlético-GO: arbitragem
- Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
- Assistentes: Rafael Da Silva Alves (RS) e Gizeli Casaril (SC)
- VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
A notícia Cruzeiro x Atlético-GO: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro foi publicada primeiro no No Ataque por João Victor Pena.