A passagem de William pela Seleção Brasileira nos compromissos reservados para a Data Fifa de setembro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, foi discreta. O defensor do Cruzeiro foi reserva nos dois jogos: vitória por 1 a 0 sobre o Equador, no Couto Pereira, em Curitiba, e na derrota pelo mesmo placar para o Paraguai, no Defensores del Chaco, em Assunção.
William ficou no banco nas duas ocasiões e sequer foi chamado pelo técnico Dorival Júnior. A concorrência para o lateral da Raposa era grande, já que disputava uma vaga na posição com Danilo, escolhido como o capitão da Seleção.
Apesar de não ter recebido uma chance, William foi bastante elogiado pelos comentaristas da TV Globo na transmissão da derrota brasileira para o Paraguai, nessa terça-feira (10/9). Ainda no segundo tempo, o ex-jogador Caio Ribeiro fez um ‘lobby’ para o lateral ganhar alguns minutos.
“A gente tem Vinícius Júnior e Rodrygo, que despertam atenção do adversário. É fundamental ter ultrapassagem para trazer alguém e abrir espaço para eles jogarem. O Danilo é um zagueiro, ele não faz esse tipo de movimentação. Se precisa ganhar o jogo, coloca o William do Cruzeiro”, iniciou o comentário.
‘Lobby de Caio Ribeiro’
Diante das dificuldades apresentadas pelo Brasil no setor de criação, Caio Ribeiro voltou a citar William como possível alternativa para resolver o problema pelos lados do campo. O comentarista destacou a valência do atleta e afirmou que ele é o melhor jogador da posição no futebol brasileiro.
“O Danilo, que é um zagueiro, não pode terminar o jogo com a função contra um time que está só se defendendo, sendo que você tem no banco de reservas o William, que é o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro. As escolhas do Dorival são questionáveis, sim, mas vamos assumir a responsabilidade individual dos atletas que estão rendendo muito abaixo do que eles têm potencial para render”, concluiu.
No entanto, Dorival preferiu manter Danilo em campo e não deu espaço para William.
William ficou honrado com convocação
Apesar de não ter tido oportunidade de jogar com a camisa amarelinha nessas duas partidas, o lateral se mostrou honrado com a convocação. William publicou uma mensagem de agradecimento nas redes sociais logo após o jogo contra o Equador.
“Obrigado, Deus, por mais um sonho realizado em minha vida. Uma honra sem igual. Pátria amada, Brasil!’, escreveu no Instagram.
William agora vive a expectativa de ser novamente chamado para representar a Seleção na Data Fifa de outubro, entre os dias 7 e 15. O Brasil enfrentará o Chile, no Estádio Nacional, em Santiago, e depois duelará com o Peru, no Mané Garrincha, em Brasília.
Lateral será reforço do Cruzeiro contra São Paulo
Após a passagem pela Seleção, William se reapresentará ao Cruzeiro nesta quinta-feira (12/9). O lateral-direito será reforço do Cruzeiro diante do São Paulo, neste domingo (15/9), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A temporada de William
William é um dos destaques do Cruzeiro em 2024. O lateral-direito disputou até aqui 42 partidas, com quatro gols anotados e nove assistências.
Além de contribuir na criação de jogadas, William é um exímio marcador. Segundo o SofaScore, o camisa 12 da Raposa lidera o ranking de desarmes do Brasileirão, com média de 3,5 por partida.
Com perfil de liderança e raça em campo, William se tornou um dos atletas do elenco do Cruzeiro a usar a braçadeira de capitão nesta temporada.
O contrato entre o clube celeste e o jogador de 29 anos vai até dezembro de 2026.
A notícia Cruzeiro: William na Seleção teve ‘lobby’ de Caio Ribeiro, reserva e agradecimento foi publicada primeiro no No Ataque por Luiz Henrique Campos.