Classificado à final da Copa Sul-Americana após eliminar o Lanús, da Argentina, o Cruzeiro voltará a Assunção, no Paraguai, para decidir um título após 29 anos. A Raposa tentará buscar o troféu no Estádio La Nueva Olla, casa do Cerro Porteño, no dia 23 de novembro (sábado).
A última conquista do Cruzeiro no Paraguai foi em 1995. Na ocasião, o clube mineiro decidiu o título da Copa Master da Supercopa diante do Olimpia, em duelos de ida e volta.
A primeira partida da final foi disputada no Defensores del Chaco, na capital paraguaia, em 9 de março daquele ano, e terminou empatada por 0 a 0.
Na semana seguinte, no dia 16, o Cruzeiro derrotou o adversário por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo confronto de volta do torneio, e ficou com a taça. O atacante Marcelo Ramos foi o autor do único gol do jogo, marcado aos 32 minutos do segundo tempo.
Cruzeiro eliminou o Lanús
O Cruzeiro eliminou o Lanús nessa quarta-feira (30/10), em pleno La Fortaleza, na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina. Com gol de Kaio Jorge no fim do primeiro tempo, os celestes venceram por 1 a 0.
O resultado magro foi suficiente para garantir o Cruzeiro na decisão. As equipes empataram por 1 a 1, no Mineirão, na semana passada, pela partida de ida.
Quem será o adversário do Cruzeiro na final da Sul-Americana?
O Cruzeiro aguarda o vencedor do confronto entre Racing-ARG e Corinthians, a ser disputado a partir das 21h30 desta quinta-feira (31/10), no El Cilindro, em Avellaneda, para conhecer seu adversário na finalíssima.
No jogo de ida, Corinthians e Racing empataram por 2 a 2, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Trajetória da Raposa até a decisão
Após liderar o Grupo B do torneio na fase de grupos, com 12 pontos, o Cruzeiro eliminou o Boca Juniors, da Argentina, nas oitavas de final da Sul-Americana. O time celeste perdeu o jogo de ida, na Bombonera, em Buenos Aires, por 1 a 0, mas conseguiu reverter o placar na partida de volta.
A Raposa derrotou o Boca por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, no tempo regulamentar e conseguiu um triunfo por 5 a 4 na disputa por pênaltis.
Nas quartas de final, o Cruzeiro passou pelo Libertad. A equipe mineira venceu por 2 a 0, no Defensores del Chaco, em Assunção, no confronto de ida, e empatou por 1 a 1, no Mineirão, na volta.