Tempo é uma palavra em falta no dicionário do Cruzeiro. O Campeonato Brasileiro acaba em 8 de dezembro. Nestas duas próximas semanas, o time terá que juntar dia após dia os cacos que sobraram da dolorida derrota para o Racing, na final da Copa Sul-Americana.
Começa nesta segunda-feira (23/11) a preparação do Cruzeiro para a partida contra o Grêmio, pela 35ª rodada da Série A. As equipes se enfrentam na quarta, a partir das 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte. Serão feitos apenas dois treinamentos na Toca da Raposa antes deste jogo.
Vencer é essencial para que o Cruzeiro amenize o gosto amargo que o vice-campeonato continental deixou. Os mineiros estão na sétima posição do Brasileirão, com 47 pontos. Se a competição acabasse hoje, a equipe estaria classificada para a primeira fase da Copa Libertadores de 2025.
Não há garantia, porém, de que a vaga será realmente do Cruzeiro. A Raposa dificilmente ultrapassará o São Paulo, sexto colocado com 59 pontos e 13 gols a mais de saldo (0 x 13).
Mas há vários rivais com pontuações similares à do Cruzeiro e que ainda podem o deixar para trás na tabela. É o caso de equipes como Bahia (oitavo, com 47), Corinthians (nono, com 47) e Atlético (décimo, com 44).
A vantagem da Raposa sobre esses adversários é o fato de ter uma partida a menos. Todos os times citados entraram em campo pela 35ª rodada no último fim de semana.
Fernando Diniz só venceu uma vez no Brasileirão
Desde que o técnico Fernando Diniz foi contratado, no fim de setembro, o Cruzeiro só venceu duas vezes. Uma foi contra o Lanús, na volta das quartas de final da Sul-Americana (1 a 0, fora); e outra diante do Criciúma, pela 33ª rodada do Brasileirão (2 a 1, em casa).
Diniz faz início ruim no Cruzeiro, com retrospecto de duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas em 11 jogos – 30,3% de aproveitamento.
Além do Grêmio, o treinador tem pela frente RB Bragantino (36ª, fora) e Juventude (38ª, fora), que brigam contra o rebaixamento, e o Palmeiras (37ª, em casa), líder do campeonato.
Castelo de cartas do Cruzeiro sucumbiu na final da Sul-Americana
O Cruzeiro não pode deixar o luto pela perda do título da Sul-Americana consumir o elenco. No sábado, a Raposa perdeu por 3 a 1 para o Racing, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai.
Frágil e ineficaz, o Cruzeiro deu pouco combate para o time argentino, que balançou a rede três vezes nos 20 primeiros minutos de jogo. A equipe celeste só não foi para o intervalo com uma goleada no placar porque um desses gols foi anulado por impedimento.
No segundo tempo, o Cruzeiro até marcou com Kaio Jorge, mas produziu poucas chances significativas e não conseguiu empatar. Quando o jogo já estava nos acréscimos, o Racing aproveitou um contra-ataque e fez o seu terceiro gol da decisão.
A notícia Cruzeiro volta a treinar com pouco tempo para ‘juntar cacos’ e se redimir no Brasileiro foi publicada primeiro no No Ataque por João Victor Pena