21/09/2024
03:46

Cruzeiro vacila no fim e cede empate ao Palmeiras na final do Brasileiro Sub-20 < No Ataque

Lance de Cruzeiro x Palmeiras (foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro)

O Cruzeiro empatou por 2 a 2 com o Palmeiras, nesta sexta-feira (20/9), no Independência, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Sub-20. A Raposa esteve à frente em duas oportunidades, mas viu o Verdão correr atrás e igualar o placar. O meio-campistas Tevis e Henrique Silva marcaram para o time mineiro, enquanto o zagueiro Janderson, contra, e o lateral-direito Gilberto fizeram para os paulistas.

Ainda que o Palmeiras tenha dominado grande parte do primeiro tempo, o Cruzeiro inaugurou o marcador com um golaço de Tevis. O gol poderia ter saído antes, pois o atacante Gui Meira desperdiçou duas cobranças de pênalti.

O Verdão empatou logo no primeiro minuto da segunda etapa, mas a vantagem durou pouco, já que Henrique Silva recolocou a Raposa na frente dez minutos depois. O Palmeiras seguiu tentando igualar novamente, e, no último lance da partida, marcou o segundo gol com Gilberto.

Próximos jogos

O Cruzeiro volta a campo nesta quarta-feira (25/9), contra o América, na Toca da Raposa I, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro Sub-20. O primeiro jogo terminou com vitória do Coelho por 3 a 2.

O Palmeiras, por outro lado, terá os dias livres até o duelo de volta com a Raposa. A partida decisiva está marcada para 30 de setembro (segunda-feira), às 18h30, no Allianz Parque, em São Paulo.

O jogo

O início do jogo foi bastante estudado, sem que as equipes se expusessem muito. Consequentemente, foram poucas as jogadas de perigo no ataque. As principais chances, de ambos os lados, surgiram em chutes de fora da área.

As principais ações do Cruzeiro partiam do lado esquerdo, quando Gui Meira buscava realizar jogadas individuais. Já o Palmeiras, que a partir da metade da primeira etapa assumiu o controle do jogo, se aproximava do gol adversário com triangulações.

O cenário poderia ter mudado aos 30 minutos, quando o zagueiro Benedetti tocou com o braço na bola após cruzamento de Joshefer. Inicialmente, o lance havia passado despercebido, mas o VAR chamou o árbitro para análise e a penalidade foi marcada. Entretanto, o chute de Gui Meira parou na defesa do goleiro Deivid.

A cobrança, porém, foi anulada, já que o jogador do Palmeiras havia se adiantado. O camisa 7 do Cruzeiro teve outra oportunidade de balançar as redes, mas viu Deivid brilhar novamente.

O placar foi inaugurado aos 44 minutos. O meio-campista Tevis recebeu a bola na intermediária, limpou os marcadores e acertou um belo chute no canto direito do goleiro adversário: 1 a 0.

Segundo tempo

A vantagem celeste foi pulverizada logo no primeiro minuto do segundo tempo. O lateral-direito Gilberto cobrou falta na área, e o goleiro Otávio rebateu a bola na perna do zagueiro Janderson, que marcou contra: 1 a 1.

O gol palmeirense não abalou o Cruzeiro. O time mineiro assumiu o controle do jogo e levou perigo ofensivamente. Aos 12 minutos, o volante Henrique Silva chutou de fora da área e retomou a liderança para a Raposa: 2 a 1.

Atrás no placar, o Palmeiras passou a buscar o segundo gol. As jogadas de perigo dos paulistas partiram, principalmente, de chutes de média distância. Nas vezes em que conseguiu chegar na área, parou em Otávio. Até que, no último lance, Gilberto cruzou na área, e a bola morreu no fundo da rede: 2 a 2.

Cruzeiro 2 x 2 Palmeiras

Cruzeiro

Otávio; Dorival (Nicolas, aos 22 do 2ºT), Janderson, Pedrão e Kauã Pratas; Ítalo Isaac (Murilo, aos 22 do 2ºT), Jhosefer e Xavier; Gui Meira (Henrique Silva, no intervalo), Arthur Viana (Rhuan Gabriel, aos 42 do 2ºT) e Tevis (Rayan Lellis, aos 29 do 2ºT). Técnico: Fernando Oliveira.

Palmeiras

Deivid; Gilberto, Robson, Benedetti e Vareta (André Lucas, no intervalo); Coutinho, Patrick e Allan (Sorriso, aos 19 do 2ºT); Riquelme (Edney, aos 25 do 2ºT), Thalys e Luighi (Daniel, aos 27 do 2ºT) . Técnico: Lucas Andrade.

Cartões amarelos: Dorival, Ítalo e Nicolas (Cruzeiro); Benedetti, Gabriel Vareta (Palmeiras)

Gols: Tevis, aos 44 do 1ºT, e Henrique Silva, aos 12 do 2ºT (Cruzeiro); Janderson, contra, aos 1 do 2ºT, e Gilberto aos 49 do 2ºT (Palmeiras);

Motivo: final do Campeonato Brasileiro Sub-20
Local: Independência, Belo Horizonte
Data: 20/9/24 (sexta-feira)
Horário: 21h30

Árbitro: Thaillan Azevedo Gomes (AP)
Assistentes: Luan Patrique Pereira da Silva (AP) e Hugo Filemon Soares Pinto (RJ)
Quarto árbitro: Daniel da Cunha Oliveira Filho (MG)

Confira a matéria completa em: noataque.com.br