(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Em busca de “mais soluções” para algumas posições, como disse o próprio treinador Leonardo Jardim após a eliminação no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro tem prazos apertados para fechar negócios e se movimenta no mercado da bola.
A campanha abaixo no Estadual frustrou não só a torcida, como o novo comandante, os atletas e a diretoria. “Não foi aquilo que pretendíamos”, expôs o comandante português. “Não tivemos competência de colocar a bola na baliza. É uma queda dura, difícil de assimilar”, desabafou o zagueiro Fabrício Bruno. “Estamos todos devendo e muito”, admitiu o CEO Alexandre Mattos.
Diante de tamanha desilusão, Leonardo Jardim compartilhou que realizou uma avaliação interna do elenco e relatou à cúpula celeste. Na visão do comandante português, alguns atletas não têm entregado o que podem, enquanto setores específicos precisam de novidades externas – sem especificar quais.
Especulações
O No Ataque apurou que o Cruzeiro fez uma sondagem por Lucas Ronier, atacante de 20 anos do Coritiba, como antecipado pelo ge. O Coxa faz jogo duro e só aceita vender o jovem se o interessado arcar com a multa rescisória (não divulgada). A Raposa não confirma oficialmente o interesse no atleta e nem se a sondagem virará proposta. O jogador, por sua vez, almeja vestir a camisa estrelada.
Outro nome ventilado é o do goleiro Gabriel Vasconcellos, do Vitória. A reportagem apurou que o jogador de 32 anos, cria da base celeste, tem o desejo de retornar a Belo Horizonte. Contudo, nenhuma proposta oficial chegou ao rubro-negro baiano. A Raposa não confirma a intenção de contar com o arqueiro.
De saída?
O Cruzeiro visitou o América no Independência, em Belo Horizonte, no último sábado (22/2), pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. A Raposa empatou no tempo regulamentar por 1 a 1 e perdeu a disputa de pênaltis por 4 a 2.
O lateral-direito William e o lateral-esquerdo Marlon, que desperdiçaram as cobranças celestes, foram ameaçados na segunda-feira posterior. Alguns torcedores penduraram em um viaduto três manequins mutilados com as camisas dos defensores e de Matheus Pereira.
A saída de ambos do clube começou a ser especulada. Conforme apurado pelo No Ataque, o Cruzeiro confia em retomada e não tem nenhuma intenção de negociar William, com contrato até o fim de 2026. Fonte ligada a Marlon detalhou que, no momento, não há conversas com nenhuma outra equipe para uma eventual transferência.
O terceiro alvo do ataque, Matheus Pereira, envolveu-se em imbróglio com o Zenit, da Rússia. A diretoria celeste aceitou a proposta dos europeus, assim como o jogador, que chegou a realizar exames, mas se recusou a assinar contrato instantes antes do fechamento da janela de transferências no país do Velho Continente. Sem treinar de forma integral, sequer foi relacionado para o confronto com o América. Jardim disse que o camisa 10 é importante e que confia no trabalho para a sequência do ano.
Quem pode deixar a Raposa é Fabrizio Peralta. Sem espaço, o volante paraguaio de 22 anos despertou o interesse de alguns clubes, entre eles o Athletico-PR, que vai disputar neste ano a Série B do Campeonato Brasileiro.
Janelas de transferências
Para ceder ou contratar jogadores, o Cruzeiro precisa respeitar os prazos das janelas de transferências. A atual e primeira da temporada será encerrada nesta sexta-feira (28/2).
Há uma exceção concedida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entre 10 de março e 11 de abril, os clubes poderão inscrever no Boletim Informativo Diário (BID) atletas que atuaram em estaduais. Depois, a janela reabre em 10 julho e fecha em setembro.
Atletas vinculados a clubes internacionais podem ser inscritos também até 28 de fevereiro. Entre 2 e 10 de junho, clubes que participam do Mundial de Clubes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) poderão contratar. A última oportunidade para adquirir jogadores que pertencem a equipe de fora do país é de 10 de julho a 2 de setembro.
Cruzeiro em campo
O prazo para contratações é curto, mas, para preparação, não. Eliminados do Mineiro, os celestes só voltam a campo em cinco semanas. Em 29 de março, recebe o Mirassol no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Posteriormente, a CBF confirmará o dia e definirá o horário.
Nesta terça-feira (25/2), o clube divulgou a agenda da semana. Os atletas treinarão na Toca da Raposa II até 2 de março de maneira sucessiva, sem folga.
O elenco do Cruzeiro
Atualmente, o elenco do Cruzeiro é composto pelos goleiros Cássio, Léo Aragão e Otávio; pelos laterais William, Fagner*, Marlon e Kaiki; pelos zagueiros Fabrício Bruno*, João Marcelo, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Mateo Gamarra*; pelos meio-campistas Matheus Henrique, Walace, Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira, Japa, Christian*, Fabrizio Peralta, Eduardo* e Rodriguinho*; e pelos atacantes Kaio Jorge, Lautaro Díaz, Juan Dinenno, Dudu*, Gabi*, Marquinhos* e Bolasie*.
Com asterisco, os 10 reforços da Raposa para a temporada. João Marcelo, Japa e Dinenno estão no departamento médico.