O Cruzeiro tropeçou “nas próprias pernas” e perdeu por 1 a 0 para o Athletic, nesta quarta-feira (22/1), no Mané Garrincha, em Brasília. Um gol contra do zagueiro Fabrício Bruno, em lance que teve falha do goleiro Cássio, garantiu a vitória do Esquadrão de Aço na partida da segunda rodada do Campeonato Mineiro.
Esse foi o quarto jogo da Raposa em 2024. A equipe treinada por Fernando Diniz enfrentou São Paulo (0 a 0) e Atlético (1 a 1) em amistosos e o Tombense (1 a 0) na estreia do Estadual.
Tabela do Campeonato Mineiro
O Athletic é o líder do Grupo B, com seis pontos – duas vitórias. A equipe volta a campo contra o Aymorés, no domingo, a partir das 16h, no Estádio Paulo Paschoalino, em Ubá, pela terceira rodada.
Já o Cruzeiro está na segunda posição do Grupo C, com três pontos – um triunfo e uma derrota. A próxima partida da Raposa é contra o Betim, no sábado, a partir das 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, também pelo Mineiro.
Primeiro tempo sem gols
Athletic e Cruzeiro passaram em branco no primeiro tempo. No início, as melhores oportunidades foram do Esquadrão de Aço, que não deixou a defesa celeste se acomodar.
Aos 23′, o goleiro Cássio espalmou cabeçada do atacante Wellinton Torrão. A equipe alvinegra também teve algumas chances de marcar com o meio-campista David Braga. Os zagueiros do Cruzeiro precisaram trabalhar bastante na primeira etapa.
Pressionado no começo, o time celeste melhorou a medida que os minutos foram passando. A Raposa pecou nas finalizações, por isso passou em branco na primeira etapa.
O lateral-esquerdo Marlon e os atacantes Dudu, Marquinhos e Yannick Bolasie desperdiçaram boas chances de sair à frente no placar.
Athletic garante vitória no segundo tempo
Tudo levava a crer que o segundo tempo terminaria de forma parecida com o primeiro, até que uma falha geral da defesa celeste colocou o Athletic em vantagem.
Aos 24′, Fabrício Bruno fez gol contra. O lateral-esquerdo Nathan cobrou escanteio, e a bola resvalou no zagueiro celeste e entrou no fundo da rede: 1 a 0 para o Athletic.
Cássio também falhou no lance. O goleiro saiu mal do gol, e não conseguiu encaixar a bola, que desviou em Fabrício Bruno logo na sequência.
Antes de ser vazado, o Cruzeiro fez mudanças para tentar mudar a monotonia do jogo, mas não obteve resultado positivo.
Sem a presença do meia-atacante Matheus Pereira e o centroavante Gabigol, a Raposa tinha como principal peça do ataque Dudu, que passou novamente em branco. O camisa 7 foi substituído antes mesmo do gol, durante a leva de mudanças de Diniz.
A equipe criou pouco e não converteu desenvolveu bem as jogadas de ataque. Em termos ofensivos, foi um jogo bastante “pobre” do Cruzeiro, que não conseguiu se sobrepor a um adversário tecnicamente inferior.
ATHLETIC 1 X 0 CRUZEIRO
Athletic
Jefferson; Douglas Pelé (Jhonatan, aos 50’/2ºT), Edson Miranda, Sidimar, Yuri; Diego Fumaça, Wallisson, David Braga (Rafael Conceição, aos 29’/2ºT); Welinton Torrão (Neto Costa, aos 30’/2ºT), Gustavão (Wesley Gasolina, aos 12’/2ºT) e Mateus Gonçalves (Nathan, aos 12’/2ºT). Técnico: Roger Silva
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, João Marcelo e Marlon: Lucas Romero (Tevis, aos 32’/2ºT), Matheus Henrique e Eduardo (Christian, aos 18’/2ºT); Dudu (Lucas Silva, aos 18’/2ºT), Marquinhos (Lautaro Díaz, aos 26’/2ºT) Yannick Bolasie. Técnico: Fernando Diniz
- Motivo: segunda rodada do Campeonato Mineiro
- Data: 22 de janeiro de 2025
- Local: Mané Garrincha, em Brasília
- Gol: Fabrício Bruno, contra, aos 24’/2ºT (Athletic)
- Cartões amarelos: Yuri e Diego Fumaça (Athletic); Lucas Romero e Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Árbitro: Daniel da Cunha
- Assistentes: Celso Luiz da Silva e Pablo Almeida Costa
- VAR: Marco Aurélio Fazekas Ferreira