Enviado especial a Bradenton (EUA) – Novo reforço do Cruzeiro, Eduardo chegou ao clube celeste com ‘fome de bola’. O meio-campista de 35 anos, que esteve no Botafogo nas últimas três temporadas, se colocou à disposição do técnico Fernando Diniz para atuar em mais de uma função no time em 2025.
Eduardo afirmou que já jogou como segundo volante em boa parte da carreira e também pode ser útil à Raposa nessa posição. Ele concedeu entrevista nesta quarta-feira (8/1), no IMG Academy, local de treino do Cruzeiro em Bradenton, na Flórida, nos Estados Unidos, durante a pré-temporada.
“Eu gosto de jogar como volante e de meio-campo também. No Porto e no Nice, eu jogava como segundo volante. Quando fui para a Arábia, na primeira conversa com o treinador ele disse: ‘Cara, você é um jogador que faz muitos gols e comigo não vai jogar de volante’. Aí comecei a jogar de 10 também. Eu tenho essa flexibilidade de jogar como 8 ou como 10”, disse.
No Cruzeiro, Eduardo terá forte concorrência caso escolha atuar como segundo volante. Isso porque Diniz já conta com Matheus Henrique, Lucas Silva e Japa especificamente nessa posição. Walace, Lucas Romero, Fabrízio Peralta e Christian são os ‘cães de guarda’ da defesa.
Disputa com Matheus Pereira no meio-campo
No meio-campo, a tendência é de que Eduardo seja o substituto imediato de Matheus Pereira. Em 2024, o armador tinha como reserva Mateus Vital, que não faz mais parte dos planos da diretoria celeste e tem negociação avançada com o Shangai Port, da China.
“O Matheus Pereira é craque. Estou aqui para ajudar da melhor forma possível. Eu quero ver o Cruzeiro ganhar e ser campeão. Se precisar, estou aqui para ajudar”, completou.
Eduardo assinou contrato com o Cruzeiro até 31 de dezembro de 2025.
Eduardo no Botafogo
Eduardo teve boa passagem pelo Botafogo nas primeiras temporadas. Somando as participações em 2022 e 2023, o armador entrou em campo 63 vezes, marcou 15 gols e deu oito assistências.
Porém, em 2024, Eduardo conviveu com algumas lesões e perdeu espaço após a chegada de Thiago Almada. Mesmo assim, foi acionado em 35 oportunidades, fez oito gols e deu quatro assistências.
O atual camisa 21 do Cruzeiro foi campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores pelo Glorioso.
A notícia Cruzeiro: Eduardo se coloca à disposição de Diniz para atuar em mais de uma função foi publicada primeiro no No Ataque por Luiz Henrique Campos