Enviado especial a Bradenton (EUA) – A relação entre Dudu e Leila Pereira ganhou novo capítulo nesta segunda-feira (13/1). Na parte da manhã, a presidente do Palmeiras criticou o meia-atacante, que se transferiu ao Cruzeiro após longa polêmica. E durante a tarde, o jogador rebateu os comentários feitos pela dirigente.
A saída de Dudu ficou marcada por imbróglio, pois ele tinha acordo para chegar ao Cruzeiro em junho, mediante pagamento de uma compensação financeira ao Palmeiras. Na ocasião, Dudu desistiu de última hora do acordo, e só saiu em dezembro, de forma gratuita.
Leila ficou incomodada com a situação, e criticou publicamente o camisa 7. Ela afirmou que Dudu lesou o Palmeiras. A presidente alviverde também alfinetou os clubes que fazem pré-temporada nos Estados Unidos, caso de Atlético, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo.
“A gente está fazendo aqui uma boa pré-temporada. Nós vemos umas pessoas falando besteira sobre quem vem para os Estados Unidos, que é para passear e não sei mais o quê. Não devemos dar ideia para esses dirigentes que falam essas bobeiras. Estamos fazendo grande pré-temporada, o time está bem unido e dedicado naquilo que o (técnico Fernando) Diniz vem pedindo”
Dudu, meia-atacante do Cruzeiro
“Tem muitos dirigentes que falam muita merda. Prefiro deixar isso para lá. Melhor não dar nome não, mas o torcedor sabe quem é. A pessoa não respeita a história que a gente teve no clube em que passou. Até mesmo por eu ter chegado antes do que essa pessoa dentro do clube. Mas isso é passado, não ligo para o que essa pessoa fala. O importante agora é o foco no Cruzeiro”, complementou em entrevista exclusiva ao No Ataque.
Crítica de Leila Pereira a Dudu
Ao falar de Dudu nesta segunda, Leila relembrou a negociação frustrada de junho de 2024. Na ocasião, Dudu desistiu da negociação após supostamente ter sido ameaçado pela torcida organizada Mancha Verde, algo que foi citado pela presidente do Palmeiras.
Na apresentação no Cruzeiro, em 3/1, o jogador negou que isso tenha ocorrido, mas optou por não revelar os motivos de ter desistido da transferência, que foi ser sacramentada só em dezembro, ao término de seu contrato com o Verdão.
“No meio do ano passado, depois de ter sofrido a grave lesão em que ficou nove meses parado, Dudu procurou o Cruzeiro. Eu autorizei, e ele foi vendido no meio do ano. Vocês viram tudo que aconteceu. Foi vendido por um valor relevante para o Palmeiras, e houve envolvimento de torcida (organizada). Acabou indo no final do ano, gerando um prejuízo de milhões para o Palmeiras”, afirmou Leila.
“No meio do ano falei que o ciclo dele estava terminado, e eu estava certa. Esperou-se até o final do ano para ele sair sem que o Palmeiras ganhasse nada. É completamente diferente do (atacante) Rony, que não foi se oferecer para clube nenhum. Se ele não quiser ir, não tem problema, vai continuar nos ajudando. O Rony sairia pela porta da frente, o Dudu saiu pela porta dos fundos”, complementou.
Leila alfineta clubes que fazem pré-temporada nos EUA
Leila também criticou de forma veemente os clubes que fazem pré-temporada no exterior. A mandatária alviverde afirmou que esse tipo de excursão só favorece os dirigentes.
Em 2025, São Paulo, Atlético, Cruzeiro e Flamengo optaram por fazer a pré-temporada em Orlando, cidade nos Estados Unidos onde estão localizados os principais parques da Disney.
“Estamos preparados (para 2025). Fizemos nossa pré-temporada aqui em São Paulo. Meus amigos e minhas amigas, esse negócio de fazer pré-temporada no exterior é para dirigente passear. Porque não tem nenhum benefício para o atleta, não tem benefício financeiro para o clube, (o clube não ganha) absolutamente nada. Isso é para dirigente passear na Disney. Isso eu não admito aqui no Palmeiras”, disse Leila.
Na visão da dirigente, a prática de levar as pré-temporadas para outros países não é vantajosa, pois desgasta os atletas e só gera gasto aos clubes.
“Eu não sou nem convidada, porque eles sabem (que não gosto) disso. Não ganha financeiramente, e esportivamente também não. O pobre do atleta já tem que viajar o ano inteiro com esse calendário insano, aí na pré-temporada, que ele pode ficar sossegado na cidade dele, com toda a estrutura do clube, ele vai para a Disney?.”
“Ninguém quer ir para um país ou para uma cidade piorzinha, quer ir para a Disney para dar um passeio. Porque os dirigentes também não são de ferro, né, eles querem passear (risos)”, finalizou Leila.
Retorno de Dudu ao Cruzeiro
Dudu voltou ao Cruzeiro após 14 anos fora. Cria das categorias de base, o camisa 7 defendeu a Raposa em 26 jogos e marcou três gols entre 2009 e 2011. Seu último clube havia sido o Palmeiras (2015 – 2024), mas ele também defendeu Coritiba (2010); Dynamo Kiev, Ucrânia (2011 – 2013); Grêmio (2014); e Al-Duhail, da Arábia Saudita (2020).
A notícia Cruzeiro: Dudu rebate críticas de Leila Pereira, do Palmeiras foi publicada primeiro no No Ataque por Jaeci Carvalho