O Cruzeiro fez o dever de casa. Mostrou por que é temido e derrotou o Trentino por 3 sets a 2, nesta quinta-feira (12/12), na Arena Sabiazinho, em Uberlândia, pela terceira rodada do Grupo B do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei. Apesar do resultado positivo, ainda não tem classificação garantida à semifinal.
Agora, a Raposa acumula cinco pontos e segue na segunda posição da agremiação. Para saber se vai disputar o mata-mata, precisa aguardar o resultado do duelo entre Shahdab Yazd-IRA e Ciudad Voley-ARG, nesta sexta-feira (13/12), às 17h.
Qualquer vitória dos argentinos coloca os brasileiros na semifinal. Caso o Shahdab vença por 3 a 0 ou 3 a 1, ultrapassará o Cruzeiro. Se os iranianos triunfarem por 3 sets a 2, empatarão com os mineiros no número de pontos e vitórias, mas ficarão atrás devido à relação de sets (ganhos divididos por perdidos).
Próximos jogos de Trentino e Cruzeiro
O Trentino joga a semifinal do Mundial neste sábado (14/12), às 17h, também no Sabizinho. Amanhã, o clube italiano conhecerá o próximo adversário.
Caso se classifique ao mata-mata, o Cruzeiro entrará em quadra também no sábado (14/12), um pouco mais cedo, às 13h30, no mesmo local. Se ficar fora da semifinal, voltará a pensar na Superliga. O próximo compromisso pelo torneio nacional está marcado para a 19 de dezembro (quinta-feira) às 18h30, contra o Blumenau, no Galegão, pela 11ª rodada.
Trentino x Cruzeiro
Técnico do Trentino, Fabio Soli escalou Flávio, Alessandro Acquarone, Giulio Magalini, Marco Pellacani, Kamil Rychlicki, Alessandro Bristot e Gabriele Laurenzano. Filipe Ferraz, comandante celeste, mexeu em relação ao duelo anterior. Iniciou a partida com Lucão, Matheus Brasília, Rodriguinho, Otávio, Wallace, Vaccari (no lugar de Douglas Souza) e Alê Elias.
A torcida do Cruzeiro encheu o Sabiazinho para apoiar o time. Da arquibancada, viu disputa regida pela força. Também testemunhou início avassalador do Trentino. Sem medo dos bloqueios triplos, os italianos se sobressaíram no ataque e conseguiram barrar os brasileiros na rede. Além disso, acumularam passagens decisivas no saque. Imponente, o Trentino abriu vantagem considerável e soube administrá-la: 25 a 19.
O segundo set tirou suspiros do público. Isso porque Cruzeiro e Trentino disputaram ponto a ponto. Em relação à etapa anterior, a Raposa voltou mais encaixada, principalmente na defesa. Sob os gritos de ‘Zêro’ e liderada por Wallace, chegou a abrir três tentos de vantagem – pela primeira vez no duelo. O trunfo dos italianos seguiu sendo a eficiência no ataque. Erraram mais e proporcionaram clima favorável aos celestes, que não desperdiçaram. A boa passagem de Rodriguinho pelo saque no fim da parcial contribuiu para a vitória: 25 a 21.
O equilíbrio permaneceu nos momentos iniciais do terceiro set. Bem postado defensivamente, o Cruzeiro conseguiu frear o Trentino em alguns momentos e salvar tentativas de ataque. No entanto, os italianos cresceram. A partir da segunda metade, minaram a expectativa celeste de conseguir a virada. Mais uma vez, grandes no bloqueio e no ataque, fizeram 25 a 18.
Já classificado, o treinador Fabio Soli optou por retornar à quarta etapa com time reserva. O Cruzeiro, é claro, aproveitou a oportunidade e abriu vantagem de quatro unidades – uma deles conquistada por Lucão, que ainda não havia pontuado. Depois, a Raposa não pestanejou. Superior, distanciou-se cada vez mais. Em ponto de ace de Wallace, fechou facilmente por 25 a 16 e buscou o tie-break. O ginásio, é claro, foi à loucura.
Embalado, o Cruzeiro começou o set desempate acima. Lucão cresceu no momento essencial e liderou o início da apresentação celeste. Os italianos demonstraram nervosismo e tropeçaram nos próprios erros. Não deram vida fácil à Raposa, evidentemente, mas ficaram atrás no placar durante toda a parcial. Guiados pelos fãs, os mineiros conquistaram a desejada vitória ao fazerem 15 a 12.
A notícia Cruzeiro bate Trentino no tie-break, mas ainda pode ficar fora da semifinal do Mundial de Vôlei foi publicada primeiro no No Ataque por Sofia Cunha