O Cruzeiro se ampara em um grande ‘trunfo’ para tentar dar um salto na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro nos próximos jogos. Invicto como mandante no torneio, a Raposa terá pela frente três compromissos dentro de seus domínios nas quatro rodadas seguintes.
Com a derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, no último sábado (20/7), pela 18ª rodada, o Cruzeiro permaneceu com 29 pontos e caiu da sexta para a sétima posição. A equipe foi ultrapassada pelo Fortaleza, que venceu o Atlético-GO por 3 a 1, no Castelão.
Para tentar se reerguer e voltar a brigar por uma vaga à Copa Libertadores de 2025, o time mineiro aposta no retrospecto como mandante. A reação já é esperada nesta quarta-feira (24/2), quando o Cruzeiro terá pela frente o Juventude (12º lugar, com 21 pontos), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada.
Bom desempenho do Cruzeiro como mandante
Em apenas sete partidas dentro de casa no Brasileirão, o Cruzeiro já superou os números que teve como mandante no ano passado, quando somou 20 pontos em 19 apresentações. A vitória celeste por 2 a 1 sobre o Bragantino, no Independência, na 17ª rodada, fez o clube chegar aos 21 pontos somados em Minas Gerais.
Na atual temporada, além do Bragantino, o Cruzeiro bateu Botafogo (3 a 2), Vitória (3 a 1), Cuiabá (2 a 1), Fluminense (2 a 0), Athletico-PR (2 a 0) e Corinthians (3 a 0). Ao todo, foram 17 gols marcados e cinco sofridos.
A equipe do técnico Fernando Seabra ainda teve um jogo adiado como mandante. Os celestes enfrentariam o Internacional no Mineirão, em 4 de maio, pela quinta rodada, mas a partida precisou ser desmarcada devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
O jogo ainda não foi remarcado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Próximos jogos da Raposa
Depois de encarar o Juventude, o Cruzeiro terá um importante compromisso fora de casa antes de iniciar a ‘maratona’ em seus domínios. O time mineiro enfrentará o Botafogo, no Engenhão, no Rio de Janeiro, em 27 de julho (sábado), às 21h30, dando início ao segundo turno do campeonato.
A retomada à sua casa, no entanto, não será como o torcedor do Cruzeiro desejaria. A antiga gestão da SAF – então chefiada por Ronaldo Nazário – vendeu o mando de campo do duelo com o Fortaleza para o Kléber Andrade, em Cariacica.
Dessa forma, Cruzeiro e Fortaleza se enfrentarão em 5 de agosto (segunda-feira), às 21h, no principal estádio do Espírito Santo. Novo dono da SAF celeste, Pedro Lourenço tentou reverter a situação, mas não teve sucesso.
Encerrando a ‘maratona’ de jogos antes de entrar em campo pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro terá o Atlético como adversário no Mineirão. O clássico será disputado em 10 de agosto (sábado), às 21h30, e com o estádio lotado apenas por cruzeirenses.